Educação básica


Nilson Leitão quer discutir ações do governo federal para o Pronacampo

A Comissão de Agricultura aprovou, nesta quarta-feira (11), requerimento do deputado Nilson Leitão (MT) que solicita a realização de audiência pública para debater a implantação do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). Foram convidados o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Jr., o secretario executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Kluppel Carrara, representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Contag, Fetraf, Ater e Embrapa.

O objetivo, de acordo com o parlamentar, é discutir as ações do governo federal para  o programa. O tucano considera preocupante o diagnóstico da educação básica no campo. Segundo o Censo IBGE/2010 e Censo Escolar INEP/2010, há uma taxa de atendimento de apenas 6,9%na educação infantil, 66,8% na pré-escola, 91,9% no ensino fundamental, 18,43% no ensino médio e 4,3% na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo Leitão, os colégios do campo apresentam índices ainda mais preocupantes na infraestrutura. Parte das unidades não tem esgoto sanitário (14,7%), água potável (10,4%), energia elétrica (15%), internet (90,1% e banda larga (94,1%).

Diante da situação diagnosticada no campo e da proposta de programa, Leitão espera conhecer e discutir o que o governo propõe como uma política pública que assegure desenvolvimento social dessa parcela da população. O objetivo é adotar uma política específica de educação para os jovens que vivem na área rural.

 (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

 

Compartilhe:
11 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *