Bolsas de estudo


Imbassahy cobra atenção do governo com o programa Ciência sem Fronteiras

A Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou nesta quarta-feira (11) requerimento do deputado Antonio Imbassahy (BA) para a realização de audiência pública sobre o funcionamento do programa Ciência sem Fronteiras. Foram convidados o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

Reportagem publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” mostra que o programa – lançado no ano passado pelo governo Dilma – já começou a apresentar problemas causados pela inépcia e pelo excesso de burocracia. O parlamentar considerou preocupante a situação e ressaltou a necessidade da devida assistência para alunos vivendo em outro país.

O programa tem por objetivo acelerar a internacionalização do ensino superior e estimular a formação de mão de obra qualificada para centros de pesquisa e inovação científica, oferecendo cerca de 101 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos, das quais 75 mil serão financiadas pela União, no valor de R$ 3,2 bilhões, e 26 mil custeadas pela iniciativa privada. Imbassahy espera que as autoridades educacionais sejam mais eficientes, simplificando os procedimentos administrativos e pagando as bolsas em dia. Ou seja, é preciso que o governo cumpra os compromissos que assumiu.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Brizza Cavalcante/Ag. Câmara)

Compartilhe:
11 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *