Desperdício milionário


Comissões votam pedidos de convocação de ministros para explicar compra de lanchas na Pesca

Requerimentos de deputados do PSDB pedindo esclarecimentos sobre a compra de lanchas pelo Ministério da Pesca estão na pauta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Agricultura desta quarta-feira (11). Os colegiados se reúnem a partir das 10h nos plenário 9 e 6, respectivamente.

César Colnago (ES) e Vanderlei Macris (SP) querem a convocação do ministro da Pesca, Marcelo Crivella, na CFFC. Em outro requerimento, Colnago e Nilson Leitão (MT) solicitaram que o ministro seja convocado na Comissão de Agricultura. Macris pediu a convocação da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também na CFFC.

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou o desperdício milionário na aquisição dos equipamentos, que se encontram inoperantes e em risco de entrar em processo de sucateamento. A pasta comprou 28 lanchas por R$ 31 milhões. Segundo reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, a empresa beneficiada pelo contrato, a Intech Boating, doou R$ 150 mil ao comitê do PT, que bancou parte da candidatura de Ideli Salvatti ao governo de Santa Catarina em 2010.

Para Colnago, a denúncia é grave. O tucano destacou a importância das explicações sobre a compra e inutilização das lanchas, além da ligação entre a empresa e a ministra. “Queremos saber por que as lanchas foram compradas e estão abandonadas. E sobre essa vinculação com a empresa beneficiária, que recebeu antecipadamente e fez contribuições à candidata do PT lá no seu estado”, afirmou no último dia 3, quando os pedidos foram protocolados.

O deputado reprovou o desperdício de dinheiro público diante dos problemas estruturais do Brasil em diversas áreas. “A auditoria do tribunal aponta desperdício de recursos do ministério. As lanchas estão paralisadas. Isso mostra muito bem o compromisso do governo em não resolver os principais problemas brasileiros, mas de usar os recursos públicos de forma indevida, sem levar nenhum benefício à população”, condenou.

Transposição do São Francisco

Também está na pauta da CFFC requerimento de Vanderlei Macris que convida o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a explicar as dificuldades do governo federal na conclusão das obras de transposição do rio São Francisco. “Diariamente são veiculados nos meios de comunicação os percalços que o governo vem sofrendo para renegociar os contratos de construção do sistema de transposição das águas; sobre o aumento astronômico dos custos totais dessa obra e o injustificável abandono de muitos dos trechos contratados, num flagrante desperdício dos recursos públicos já aplicados”, diz trecho do documento.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Fotos: Alexssandro Loyola/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
10 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *