Fonte de desperdício


PSDB pede providências contra superfaturamento em trecho da transposição do São Francisco

O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), irá questionar o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as medidas tomadas a partir da auditoria feita pelo próprio órgão no edital de licitação do lote 5, no Ceará, da transposição do Rio São Francisco e que apontou superfaturamento de R$ 29 milhões.

De acordo com reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, as irregularidades foram consideradas graves, e incluem preços de até 143% acima dos cobrados pelo mercado. O tribunal mandou rever o edital antes do lançamento, previsto para abril. No entanto, o Ministério da Integração Nacional, responsável pela obra, informou que o edital já havia sido lançado no início de março, à revelia do processo em curso no TCU.

Play
baixe aqui

Bruno Araújo quer esclarecer denúncia de discriminação no Itamaraty

“As obras de transposição já estão 80% acima do custo inicial e não saem do papel. O PSDB considera a construção estratégica para o desenvolvimento do Nordeste. No entanto, muitos trechos estão abandonados e o que já foi feito começa a ser perdido. O que se observa é que, além de mote de campanha eleitoral do PT, o empreendimento está se transformando em uma fonte de desperdício de dinheiro público, que sai do bolso dos brasileiros.”, disse.

Para César Colnago (ES), o governo perdeu o rumo e enfrenta suspeitas de desvios em diversos setores. “E o que é pior, não tem planejamento nem toma conta das obras que inicia, aí fica tudo pela metade. É o que estamos assistindo em várias obras no Brasil pela completa falta de responsabilidade com o dinheiro público do povo brasileiro”

Nesta semana, o deputado Vanderlei Macris (SP) apresentou requerimento de convite ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para esclarecer a falta de planejamento do Executivo na transposição. O líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), também quer esclarecimentos sobre o andamento das obras. O tucano apresentou requerimento de informação ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, referente a contratos, aditivos e execução do empreendimento.

Em outro documento, Mendes Thame pede informações ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a fiscalização realizada pelo órgão nos contratos e obras da transposição. O deputado solicitou cópias dos relatórios, auditorias e recomendações feitas pelo tribunal.

Construção abandonada

Na última sexta-feira (23), uma comissão de deputados do PSDB, DEM e PPS fez uma visita técnica ao trecho da obra de transposição em Mauriti, no Ceará. No local, o aterro e as escavações foram feitas, mas as obras estão abandonadas, com o canal tomado pelo mato e ameaçado pela erosão. Os trabalhadores sofrem os prejuízos e muitos tiveram de abrir mão de plantações porque suas propriedades ficavam no traçado do canal e atualmente não possuem qualquer fonte de renda.

(Da Liderança do PSDB na Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
29 março, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *