Prejuízo milionário


Mendes Thame pede informações ao ministro da Integração Nacional e ao TCU sobre transposição

O líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), quer esclarecimentos sobre o andamento das obras de transposição do rio São Francisco. O tucano apresentou requerimento de informação ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, referente a contratos, aditivos e execução do empreendimento. O parlamentar solicitou cópia eletrônica e planilha de todos os editais e contratos e o cronograma de execução das obras, por trecho e por contrato. No caso das planilhas, o deputado quer ainda a relação de cada contrato com o lote e o trecho a que se refere, os valores iniciais do contrato, de cada aditivo e o efetivamente executado.

De acordo com o deputado, a imprensa vem divulgando informações sobre a situação de abandono e deterioração da obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além do aumento excessivo dos valores inicialmente previstos para a construção. Segundo matéria da “Veja”, o custo da transposição aumentou 71%, o prazo para entrega da obra já venceu e os gastos já chegam a R$ 8,2 bilhões. “Informações de tamanho vulto financeiro, com significativo impacto nos cofres públicos e de tamanha projeção social, especialmente com relação à população sofredora da região, conforme verificamos in loco, necessitam ser fiscalizadas e acompanhadas por esta Casa”, diz trecho do documento.

Em outro requerimento, Mendes Thame pede informações ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a fiscalização realizada pelo órgão nos contratos e obras da transposição. O deputado solicitou cópias dos relatórios, auditorias e recomendações feitas pelo tribunal.

Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, auditoria do TCU no eixo leste do empreendimento mostrou uma estimativa de prejuízo de R$ 8,6 milhões com irregularidades. “Considerando o cenário estarrecedor que verificamos in loco, requeiro o envio desta solicitação ao ministro para que preste a esta Casa as informações solicitadas”, disse o líder da Minoria.

Cenário estarrecedor

→ Na última sexta-feira (23) uma comitiva de 12 deputados da oposição visitou o canteiro de obras na região de Mauriti, no Ceará. O grupo encontrou um cenário “estarrecedor”, nas palavras de Mendes Thame.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 março, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *