Escândalo


PSDB na Câmara inicia coleta de assinaturas para CPI da Saúde

O PSDB na Câmara iniciou nesta terça-feira (20) a coleta de assinaturas para a instalação da CPI da Saúde. De acordo com o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), a comissão terá o objetivo de investigar fraudes em processos licitatórios de órgãos públicos prestadores de serviços na área da Saúde.

O requerimento tem por base reportagem veiculada pelo Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, que revela um esquema de desvio de recursos públicos destinados à Saúde por meio do direcionamento de licitações em favor de empresas determinadas e pagamento de propina a servidores.

“A Saúde é um dos principais problemas do país e o governo alega que faltam recursos. Por outro lado, o que se observa são fortes indícios de um esquema de corrupção que consome milhões. Ou seja, o dinheiro desviado poderia estar sendo empregado para melhorar o sistema. E o grande prejudicado é o cidadão”, disse o tucano.

Play
baixe aqui

Para Araújo, a Comissão Parlamentar de Inquérito é o meio mais ágil e adequado para investigar as fraudes. “Precisamos dar uma resposta à sociedade em relação a essas denúncias e uma CPI é o foro mais apropriado porque dá agilidade à investigação e permite o acompanhamento das ações”, afirmou. Para a instalação do colegiado são necessárias 171 assinaturas, equivalentes a 1/3 dos parlamentares.

Segundo o líder, a CPI tem uma função distinta das investigações em curso na Polícia Federal e no Ministério Público Federal. “Esses órgãos estão investigando o fato concreto apresentado no domingo. O Congresso Nacional tem que entrar nessa coisa endêmica, crônica que se espalha no Brasil inteiro. E esse poder mais amplo a CPI tem. A comissão pode apresentar ao final do seu trabalho formas de aprimorar a lei de licitações e de fechar as portas para a vazão de recursos na saúde, que significa tirar a vida de brasileiros”, explicou.

No Senado, o líder tucano, Alvaro Dias (PR), também está em busca de apoio. “Aquilo foi um achincalhe. Corruptos, ladrões do dinheiro público, desdenhando daqueles que pagam impostos neste país para o miserável espetáculo de pessoas desassistidas, morrendo antes que chegue a assistência do serviço de saúde pública no país”, criticou o parlamentar ao se referir às cenas exibidas na reportagem da TV Globo.

(Da redação com informações da assessoria de imprensa da Liderança do PSDB na Câmara/ Imagem: fácsimile site Fantástico e Alexssandro Loyola/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
20 março, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *