Novo adiamento


Série de atrasos em obras prioritárias do governo mantém empreendimentos no papel, alertam tucanos

O atraso de obras consideradas prioritárias pelo Planalto demonstra a incompetência administrativa do governo petista. A avaliação foi feita pelo deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) nesta segunda-feira (12). Depois de dois adiamentos, o Executivo anunciou o primeiro leilão do trem-bala para novembro. Já a transposição do rio São Francisco está cada vez mais cara e emperrada.

Segundo o deputado, os recursos do trem-bala deveriam ser usados em áreas mais importantes. “Os bilhões desse empreendimento poderiam recuperar BRs que estão esburacadas, construir rodovias, acelerar a Transnordestina. Esse dinheiro fica comprometido sem efetivamente executar a obra”, disse. “Há anos se fala nessa obra que não sai do papel. Mais uma vez a presidente demonstra sua incapacidade gerencial”, reiterou.

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Para Antonio Imbassahy (BA), o trem-bala é um despropósito. “O Planalto deveria  perceber o absurdo de tocar esse projeto. No Brasil, existem inúmeras obras de metrô paralisadas e atrasadas. É importante que o Executivo aplique bem os recursos e não insista em uma construção que não tem a menor viabilidade. É tentar enganar mais uma vez a população”, avaliou.

Empresários consideram o trem-bala desnecessário e rebaixaram esse novo meio de transporte para a lanterninha das prioridades do país. Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, uma pesquisa entre 259 companhias instaladas no Brasil colocou o veículo em 38º lugar.

Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) divulgado na última semana mostra que o custo da transposição sofreu novo aumento. O projeto, inicialmente orçado em R$ 4,6 bilhões, custará 77,8% mais caro: R$ 8,18 bilhões, de acordo com o relatório do Ministério do Planejamento. Diante da estimativa anterior, de R$ 6,85 bilhões, o reajuste é de 19,4%.

Pelo Twitter, o líder da bancada tucana, Bruno Araújo (PE), e o deputado Vanderlei Macris (SP) também criticaram a série de atrasos. “Depois de dois adiamentos, o governo anunciou que fará o primeiro leilão do trem-bala até novembro. A obra, uma das prioridades do governo, não sai do papel. Assim como a transposição do São Francisco e tantas outras obras do PAC. Isso só reforça a incapacidade gerencial do governo petista”, disse Bruno. “Que vergonha para o governo. Incompetência e falta de planejamento”, completou Macris.

Dinheiro pelo ralo

→ Desde 2007, quando as obras começaram, o preço da transposição foi alterado uma vez durante o governo Lula (2003-2010) e duas durante a gestão Dilma. De acordo com o relatório, entre 2007 e 2010 foi empenhado R$ 1,8 bilhão só para os 287 quilômetros do eixo leste da obra, entre Paraíba e Pernambuco. Até 2014, o governo planeja empenhar R$ 1,1 bilhão.

→ Segundo o “Jornal do Commercio”, a transposição do rio São Francisco terá seis novos contratos em 2012, totalizando R$ 2,652 bilhões. A transposição consiste em dois grandes canais, o Eixo Norte e o Leste, para retirar água do rio e distribuir em Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

→ O trem-bala vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O investimento previsto é de R$ 33,2 bilhões. O projeto prevê um segundo leilão para contratar a construção da infraestrutura para a passagem do trem, incluindo a linha de trilhos.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

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12 março, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

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