“Oposição propositiva”, por Luiz Fernando Machado


A proposta de reestruturação da administração federal apresentada à presidente da República Dilma Roussef, na última quinta-feira (9), pelo PSDB, na figura do novo líder da bancada na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), significa mais que um grandioso planejamento estratégico de reengenharia na gestão do serviço público para o país. Concebida pelo maior partido de oposição ao governo, ganha fôlego e vai além ao dar claros sinais de que chegou o momento do tucanato se colocar, tornando amplamente conhecidas suas posições frente a questões que impactam diretamente a vida da população, identificando-as com seus pleitos.

Na prática, esse passo fundamental rumo à consolidação dos princípios democráticos significa dizer de uma forma bem transparente a cada cidadão que o PSDB está efetivamente preparado para atuar, por meio de uma oposição propositiva, corroborando com os anseios das camadas menos favorecidas.

Efetivamente, 2012 começa sob uma nova perspectiva para os tucanos que ensaiam uma revoada ambiciosa; porém, baseada na solidez, com propostas coerentes, falando de igual para igual com as pessoas. O diferencial é que o PSDB, ao assumir, na retomada das atividades legislativas, essa postura pró-ativa de criticar e mostrar alternativas viáveis ao atual governo, contestando o que precisa ser contestado, ao mesmo tempo em que torna pública uma série de soluções compatíveis ao bom andamento da administração – extinção e/ou fusão de ministérios e secretarias, diminuição dos gastos com o funcionalismo e das despesas com a máquina – se assume como partido de oposição, pronto para interceder, sempre que necessário, nas questões mais prementes da sociedade.

O país está se tornando próspero. Tornou-se, em 2011, a sexta economia mundial, mas ainda prevalecem desigualdades, em especial, na área social. O maior desafio, sem dúvida, é fazer com que as políticas públicas sejam realmente voltadas às camadas mais carentes. Não basta que o Brasil se desenvolva. É preciso que os cidadãos sejam legitimamente beneficiados com oferta de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida.

(*) Luiz Fernando Machado é deputado federal pelo PSDB-SP. (Foto: Luiz Cruvinel – Ag. Câmara)

Compartilhe:
17 fevereiro, 2012 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *