Companhia estancada


Nova direção da Petrobras tem desafio de melhorar produção e exportação, avalia tucano

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) demonstrou preocupação com a produção e os rumos da Petrobras, que acaba de passar por uma troca de comando. Na segunda-feira (13), Graça Foster assumiu a direção da estatal no lugar de José Sérgio Gabrielli, que ocupou o cargo por seis anos. Ela chega com o desafio de recolocar a empresa nos trilhos, já que o trabalho estancou com o sobrepeso do uso político-partidário a partir da gestão Lula. O tucano espera que a mudança faça a companhia voltar crescer e gerar desenvolvimento para o país.

O parlamentar afirmou que há uma preocupação com a estatal, já que a Petrobras vem perdendo lucro de produção líquida nos últimos semestres. “Foram R$ 6 milhões a menos em caixa. Poderíamos estar bem em termos de produção e exportação”, apontou.

Play
baixe aqui

Durante a posse, a presidente Dilma insinuou a intenção do PSDB de privatizar a empresa. Gomes de Matos rebateu: “O PSDB nunca quis privatizar a companhia. O PT é o Partido dos Trapalhões, pois diz uma coisa e faz outra. Dizia que a privatização traria prejuízo para o país, criticou tanto o PSDB e agora faz. A presidente engana a população.”

A Petrobras de hoje é fruto direto da Lei do Petróleo, promulgada pelo governo tucano. Na posse, a petista disse que a “Petrobras sobreviveu a todos os ventos privatistas”. De acordo com carta do Instituto Teotônio Vilela (ITV), não se sabe ao certo a que ventos ela se refere, já que há décadas não se vê de governantes brasileiros qualquer real intenção de privatizar a companhia. Existe até uma proposta de emenda constitucional do deputado Otavio Leite (RJ) proibindo tal possibilidade.

Queda na produção

→ Um exemplo emblemático é o que ocorreu com a produção da Petrobras na era petista. De 2003 a 2011, o avanço foi de 30%, com média de menos de 3% anuais. No entanto, entre 1997 e 2002 o crescimento médio foi de 9,6% ao ano, ou 58% no acumulado em cinco anos, segundo o ITV.

A frase:

“A população pode pensar que somos autossuficientes e que a Petrobras está  funcionando muito bem. Mas não é isso o que ocorre.”
Deputado Raimundo Gomes de Matos (CE)

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto:Luiz Alves/Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
14 fevereiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *