Esforço de retórica


Mendes Thame: governo petista usa “contorcionismo verbal” para abafar privatização

Em discurso nesta segunda-feira (13), o líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), destacou a atitude envergonhada do PT ao admitir a importância das privatizações, demonizadas há décadas pelo partido. “Depois de uma década, a gestão petista reconhece corretamente que a Infraero não tem competência para administrar sozinha todos os aeroportos do país”, afirmou.

Para o tucano, o Executivo não tem capacidade de fazer os investimentos para a adequação dos terminais, que estão sobrecarregados. Ele acredita que o PT passou os últimos dias tentando explicar a mudança de postura. “Eles privatizaram fingindo não privatizar. Todo esse contorcionismo verbal patético é um esforço ridículo de retórica para tentar dizer aquilo que não é. Dizer que concessão é diferente de privatização é engodo, é farsa”, acrescentou.

Play
baixe aqui

De acordo com o parlamentar, a nação precisa saber qual é a posição do PT sobre a privatização. Mendes Thame afirma que a presidente Dilma não precisa se envergonhar por ter leiloado os terminais, mas sim pela falta de transparência. “O PT usa a mentira como método. Enquanto criticaram de forma paranoica as privatizações do governo FHC, o PT já vinha privatizando nesses últimos 9 anos”, destacou.

O tucano lembra que o ex-prefeito de Ribeirão Preto, Antonio Palocci, privatizou a Ceterp, companhia telefônica. Lula leiloou mais de 3 mil quilômetros de rodovias federais, fez concessões nas usinas hidrelétricas de Girau e Santo Antonio e vendeu ao Bradesco os bancos estaduais do Maranhão e do Ceará. Quando era secretária de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Dilma defendeu a entrega da empresa de telefonia Rio Grande à iniciativa privada.

“Que tal começar por pedir desculpas pelas mentiras deslavadas contadas em sua campanha presidencial? Que tal começar dizendo: desculpe, brasileiros, eu não sabia do que antes falava. Privatizar faz bem ao país, à economia, aos cidadãos”, cobrou.

Segundo Mendes Thame, agora o PT reconhece que o governo tucano prestou um grande serviço à população. “O fato é que o PSDB tem certeza de ter feito um bem para o país quando transferiu bens e serviços que, sob comando privado, passaram a atender muito melhor a sociedade”, frisou. O parlamentar lembra que, quando a Vale foi privatizada, pulou de 11 mil para 55 mil empregados. A Embraer deu um salto de qualidade e hoje os aviões da empresa cruzam os ares pelo mundo todo. E a telefonia, que tinha 24 milhões de linhas, subiu para mais de 270 milhões, além dos 80 milhões de pontos de internet.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Beto Oliveira/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
13 fevereiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *