Partido dissimulado


Parlamentares criticam contradições do PT sobre privatização dos aeroportos

Após privatizar os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, o governo petista reluta em admitir que cometeu um erro histórico. Ele tem incentivado a militância a dizer que o processo foi uma mera concessão, pois a privatização foi demonizada por anos pelo partido da presidente Dilma. Para os deputados Reinaldo Azambuja (MS) e Vaz de Lima (SP), o petismo vive um momento de intensa contradição.

Na opinião de Azambuja, o governo não assume que o sistema adotado pelo PSDB foi um divisor de águas para a economia. “Precisou de dez anos para o governo perceber que a política realizada na gestão de Fernando Henrique deu certo. Como eles não tinham como fazer os investimentos necessários, copiaram a iniciativa que tanto condenaram e usaram como palanque eleitoral. Isso mostra o quanto são dissimulados”, criticou. “Esse é o PT: tenta enganar a opinião pública.”

Play
baixe aqui

De acordo com “O Globo”, O PT pretende aproveitar a festa do aniversário de 32 anos para responder a militância pela venda à iniciativa privada dos três principais terminais brasileiros. Como um mantra, a ideia é insistir no discurso da diferença entre privatização e concessão. O ex-ministro José Dirceu, apontado pela Procuradoria Geral da República como chefe da quadrilha do mensalão, usou seu blog para disseminar essa suposta distinção, que pode ser usada na resolução política que será votada na reunião do Diretório Nacional, marcada para esta quinta-feira (9).

Vaz de Lima define o PT como o Partido da Contradição. Quando implantam uma política pública, colocam um “colírio nos olhos” para dizer que está tudo certo. “Se os outros fazem, eles criticam.” O deputado considera lamentável o fato de a legenda nunca ter pensado em um projeto de interesse da sociedade. “O partido nasceu assim e vai viver dessa forma. Infelizmente, é uma agremiação que nunca teve e não tem uma proposta para o Brasil, mas um projeto de poder. Nesse sentido, vale até mentir e enganar, como estão fazendo.”

Desmistificação

→ Para o ex-presidente Fernando Henrique, os leilões dos aeroportos servirão para “desmistificar” a privatização e acabar com gestos políticos de condenação ao processo. Ele voltou a defender as privatizações anteriores, inclusive as realizadas em suas duas gestões (1995-2002). “A privatização não é uma questão ideológica. É uma questão que depende das circunstâncias, de como você aumenta sua capacidade de gerenciar, sua oferta de serviço, melhora a eficiência e aumenta quantidade disponível de recursos. É uma questão de responsabilidade”, disse o ex-presidente ao site “Observador Político”.

(Reportagem: Letícia Bogéa/Fotos: Agência Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
9 fevereiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *