Contradição
Tucanos afirmam que PT deve desculpas à sociedade após anos de críticas infundadas contra privatização
O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), saudou o governo petista pela adesão às privatizações após anos de duras críticas ao modelo. “Seja bem-vindo o Partido dos Trabalhadores à era das privatizações”, disse. Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (7), o tucano destacou a contradição do PT, que sempre demonizou o sistema de concessões. Na segunda-feira, a gestão Dilma promoveu o leilão de três aeroportos: Guarulhos, Viracopos e Brasília. As ofertas vencedoras somaram R$ 24,5 bilhões.
Araújo afirmou que o PT precisa pedir desculpas à população. O partido adotou o modelo de concessão duramente criticado por anos. “O que assistimos, a privatização de aeroportos, faz com que o PT menos peça desculpas ao PSDB, mas sobretudo para a sociedade e de modo especial aos eleitores. O processo de privatização foi sucessivamente renegado pelo Partido dos Trabalhadores”, criticou.
baixe aqui
Na análise do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), o PT se apropriou de um legado tucano de realizar as privatizações como forma de agilizar os serviços públicos. “O governo que condenou a privatização que fizemos, que transformou a medida no discurso central de duas grandes campanhas presidenciais, demonizando o processo que foi realizado com transparência, que tem muito mais acertos do que erros. Esse governo agora promove um leilão que privatiza grandes aeroportos”, afirmou o presidente.
Apesar das semelhanças entre as concessões promovidas pelos dois partidos, Sérgio Guerra acredita que as diferenças serão reveladas com o tempo. “É surpreendente que grandes empresas brasileiras não estejam entre aquelas que foram premiadas. Também não estão os grandes operadores internacionais nisso. Efetivamente estamos mais uma vez no caminho certo, mas com formas obscuras e processos que não são transparentes”, destacou. O parlamentar destaca que as agências reguladoras criadas pela gestão tucana na época das privatizações se tornaram agências políticas e corporativas em mãos petistas.
O líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR), disse que o PT se consagra na contradição após anos de críticas sobre as privatizações. “O leilão dos aeroportos significa renegar um discurso de mais de 20 anos contra as privatizações no país. E somos autorizados a dizer que houve um estelionato eleitoral porque, durante a campanha, a candidata Dilma e o PT demonizaram as privatizações”, finalizou.
O presidente anunciou que o PSDB vai criar um núcleo para acompanhar e monitorar os gastos públicos com as obras da Copa do Mundo de 2014. Ele disse ainda que a sigla vai entrar na Justiça questionando conteúdo publicado no livro “Privataria Tucana”.
(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Cadu Gomes/ Vídeo: Hélio Ricardo / Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta