Ironia do destino


País perdeu tempo com demora do governo em privatizar aeroportos, apontam tucanos

Apesar do histórico de críticas ferrenhas às privatizações promovidas por gestões tucanas, o governo do PT realizou nesta segunda-feira (6) o leilão para concessão de três aeroportos: Guarulhos, Viracopos e Brasília. O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), classificou a mudança de postura como “ironia do destino petista”.

“O PT, que passou a vida criticando as privatizações e acusando o PSDB de entreguismo, privatiza”, comentou o parlamentar no Twitter. Ele lembrou que durante a CPI do Apagão, em 2007, foi apontada a necessidade de investimentos para resolver gargalos no setor. “Por ranço ideológico, Lula deixou para lá. Cinco anos depois, o governo do PT deu o braço a torcer e a presidente Dilma cedeu às privatizações”, disse.

Play
baixe aqui

O deputado Duarte Nogueira (SP) questionou a mudança de atitude da administração petista. “O que o PT dirá a seus eleitores? Que mudou de ideia? Que errou quando criticava o PSDB pelas privatizações?”, perguntou no Twitter. Na avaliação dos tucanos, se os aeroportos tivessem sido privatizados no passado, o setor estaria preparado para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014. “Poderíamos ter agora aeroportos prontos para a Copa e as Olimpíadas, mas o PT não quis. Perdemos tempo. E, como se diz, tempo é dinheiro”, destacou Araújo.

Com o leilão dos três terminais, o governo arrecadou R$ 24,5 bilhões. Segundo a “Folha Online”, o setor privado terá 51% de participação e, a Infraero, 49%. Essa proporção pode ser diluída nos próximos anos, aumentando a participação dos consórcios. O prazo de concessão varia de 20 a 30 anos, de acordo com o aeroporto.

Durante discurso em plenário, o deputado Emanuel Fernandes (SP) ressaltou a contradição do PT, que demonizava as privatizações no passado. “Nove anos depois de assumir, o governo finalmente começa a enfrentar a necessidade de expansão da infraestrutura no Brasil. Quanto tempo, oportunidades e energia perdemos devido ao diagnóstico errado que fizeram e da direção errada do atual grupo dirigente do país?”, indagou.

(Da redação/ Foto: Elza Fiúza/ABr/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
6 fevereiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *