Um mau começo de gestão


Apesar de arrecadação recorde, investimentos do governo no ano passado foram pífios

O cenário era favorável. Economia fortalecida por medidas adotadas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, como a implantação do Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal, o PROER (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional), entre outras. Apesar dos bons ventos, o governo Dilma Rousseff falhou e não conseguiu estrear com um bom desempenho orçamentário, segundo a carta de conjuntura “Brasil Real”, publicação quinzenal do Instituto Teotônio Vilela (ITV).

“A despeito de uma arrecadação de impostos recorde, os investimentos caíram mais de R$ 5 bilhões e a execução do Orçamento de 2011 mostrou-se pífia, com menos de um real investido de cada quatro previstos”, afirma o ITV.

Entre as regiões, o Nordeste foi o mais prejudicado. No cotejo entre os ministérios, o do Esporte exibiu a pior marca: aplicou pouco mais de 0,5% das verbas destinadas no ano passado. “O declínio vem de longa data: quando se comparam indicadores da era Lula aos da gestão tucana, o Estado tem investido cada vez menos.” Clique aqui e confira íntegra da carta “Brasil Real”.

(Da redação com ITV / Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Compartilhe:
30 janeiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *