Credibilidade abalada


Imbassahy afirma que Dilma é incapaz de cumprir promessa de construir 6 mil creches

O deputado Antonio Imbassahy (BA) classifica como improvável a construção de mais de 6 mil creches até o fim do mandato da presidente Dilma, como prometera a petista na campanha de 2010. Para cumprir a meta, o governo precisaria inaugurar 178 unidades por mês – cinco por dia. Até agora, nenhuma obra foi concluída e apenas R$ 383 milhões foram pagos de um total de R$ 2,3 bilhões empenhados.

“Essa é uma tarefa improvável. Isso deixa a credibilidade do governo abalada. Foi uma promessa falsa, pois a candidata sabia das dificuldades para realizá-la. Como estava em período eleitoral, passou para a população uma suposta capacidade gerencial. A verdade é clara: nada aconteceu”, apontou. Durante debate realizado pela TV Band em meio à corrida eleitoral, Dilma garantiu a construção das creches.

Play
baixe aqui

Como mostra “O Estado de S. Paulo”, no primeiro ano de governo, a execução do ProInfância ficou em 16%. O programa cuida da construção das creches. Ele é de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A pífia realização é apontada por Imbassahy como marca de gestão.  “Não deixa de ser uma característica forte do PT, um partido que anuncia grandes projetos, mas as coisas nunca acontecem”, destacou.

O Brasil tem um déficit de 19,7 mil unidades. Uma das metas do Plano Nacional de Educação é fazer com que 50 % das crianças de até três anos de idade estejam matriculadas nessas instituições até 2020. Para isso, será preciso triplicar os números atuais.  Hoje, o índice está em 16,6% e a meta dificilmente será alcançada se nada mudar. “O atendimento às crianças de menor idade tem sido absolutamente abandonado por essa administração, que já tem cometido falhas seguidas na área da educação, como observamos com o Enem.”

De acordo com o deputado, o ex-ministro Fernando Haddad, que deixou a Esplanada para disputar a prefeitura de São Paulo, deveria ter sido demitido por incompetência gerencial em vez de sair com homenagens. Na opinião do tucano, o setor educacional foi tratado com descaso nos últimos anos e as ações não saíram do papel. “Foram promessas realizadas durante a campanha, mas que foram esquecidas, deixadas de lado”, completou.

Depois de assumir a Presidência, Dilma garantiu que cumpriria o discurso de construir as 6 mil creches. Anunciou liberação de recursos inclusive em seu programa oficial de rádio. Ao assumir a Educação, o novo ministro, Aloizio Mercadante, prometeu atender a promessa da petista. Imbassahy não acredita que haverá mudança.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Brizza Cavalcante/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
30 janeiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *