Compromisso com a população


Parlamentares afirmam que geração de emprego recorde em SP e MG comprova eficiência das gestões tucanas

Comandados pelo PSDB, os estados de São Paulo e Minas Gerais foram os campeões em criação de empregos no país em 2011. O primeiro lidera o ranking com a abertura de 551.771 postos de trabalho. Minas ficou em segundo lugar e gerou 206.402 vagas com carteira assinada no ano passado. Os dados são do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho. Para os deputados Walter Feldman (SP) e Domingos Sávio (MG), os números comprovam a eficiência da administração tucana, marca do partido.

Na avaliação de Feldman, o resultado se deve à implantação do Plano Real, pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Com a economia fortalecida, as unidades federativas passaram por processo de consolidação com os governos Geraldo Alckmin (SP) e Antonio Anastasia (MG). “Os estados chefiados por tucanos têm resistido à crise e instituíram um modelo de desenvolvimento econômico baseado no trabalho, no emprego e na qualificação profissional.”

Play
baixe aqui

O parlamentar destacou o processo de continuidade. As unidades são comandadas há anos pelo partido. “É um conjunto de esforço que, durante mais de uma década, vem sendo tentado. Isso mostra vigor e resultado”, resumiu.

Domingos Sávio enfatizou a coerência entre o discurso e a prática. “Além de ser uma marca, trabalhamos com seriedade. Focar na eficiência de gestão é uma qualidade muito valorizada pela iniciativa privada, que procura se instalar em estados em que a estrutura pública funciona bem”, disse.

De acordo com o deputado, Minas enfrenta os efeitos da crise internacional com competência e criatividade, diferentemente da esfera federal. “É uma experiência de sucesso inaugurada por Aécio Neves, em oito anos de mandato. Ela passou a ser referência nacional. Agora, o governador Anastasia dá sequência focando na geração de emprego, base para cada ser humano viver dignamente.”

Exemplo a ser seguido

→ No ano passado, foram criados 1,94 milhão de novos postos de trabalho no Brasil com carteira assinada. Com a liderança nas contratações em SP e MG, a Região Sudeste gerou mais de um milhão de empregos em 2011.

→ Dentre os municípios de São Paulo com mais de 10 mil habitantes, Campinas ficou em terceiro na classificação com um saldo de 2.169 empregos, em segundo vem Guarulhos com 3.176 empregos. A capital lidera com 22.382 oportunidades criadas.

→ Em Minas Gerais, Belo Horizonte registrou 55.091 empregos formais em 2011. Uberlândia ficou em segundo lugar, com 11.080 postos de trabalho. Contagem vem em seguida, com 9.097.

(Reportagem: Alessandra Galvão / Foto: Marcello Casal Jr/ABr / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
26 janeiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *