Desrespeito às regras internacionais


Proximidade do PT com ex-guerrilheiro Cesare Battisti é uma vergonha para o Brasil

O deputado Eduardo Azeredo (MG) condenou a recepção oferecida pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), ao ex-ativista italiano Cesare Battisti, exilado no Brasil e condenado por assassinatos em seu país. Ele foi acolhido nessa terça-feira (24) no Palácio Piratini, sede do governo estadual, em Porto Alegre. Ainda ministro da Justiça, Genro pediu ao ex-presidente Lula que oferecesse guarida a Battisti.

O parlamentar considera absurda a forma como a administração petista trata o caso. “Essa aproximação, em que ele é recebido como se fosse uma autoridade, saudado pelo governador e participa de um evento internacional junto com a presidente da República, é uma vergonha para o Brasil”, afirmou.

Play
baixe aqui

Para Azeredo, a postura do PT é equivocada. “É mais uma prova de que o governo federal não preza o respeito às regras internacionais. A acolhida é um erro muito grande. Ele foi acusado por quatro assassinatos em um país civilizado. É um terrorista e o Brasil acabou o apoiando”, declarou nesta quarta-feira (25).

Battisti saiu da prisão há pouco mais de seis meses, após quatro anos de reclusão. O italiano foi a Porto Alegre para o pré-lançamento do seu livro, o romance “Ao Pé do Muro”, no Fórum Social Temático. O evento mundial conta com a participação da presidente Dilma. A viagem do refugiado político foi patrocinada pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, segundo o portal “Zero Hora”.

O deputado Nelson Marchezan Júnior (RS) reprovou a acolhida. Na visão do tucano, a política de relações exteriores do Brasil é conivente com “regimes totalitários, como Cuba, Coreia e China”.

Lula acolhe ex-terrorista

→ O ex-presidente Lula rejeitou o pedido de extradição de Cesare Battisti encaminhado pela Itália no último dia de seu governo, 31 de dezembro de 2010.

→ O asilado político foi condenado pela justiça italiana por quatro assassinatos, na década de 70.

(Reportagem: Alessandra Galvão / Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 janeiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *