Morte precoce


Tucanos cobram pena rigorosa para acusados de matar deputada Ceci Cunha e familiares

O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), e o líder do partido na Câmara, Duarte Nogueira (SP), pediram nesta segunda-feira (16) punição aos acusados de assassinar a deputada federal Ceci Cunha. Após 13 anos do crime que tirou a vida de Ceci, do marido e dois parentes, começou o julgamento dos acusados em Maceió, Alagoas. No primeiro dia, seriam ouvidas as testemunhas.

Guerra afirmou que os acusados pela morte precisam pagar pelo crime. “Que os responsáveis sejam exemplarmente punidos. Violência política, violência social, violência de qualquer tipo deve ser combatida. Punida de maneira convincente, de forma adequada e que não haja vacilação”, disse.

Play
baixe aqui

Ceci Cunha foi morta com um tiro na nuca quando comemorava a eleição na casa de um cunhado, em Maceió. O homicídio aconteceu em 1998, horas depois de Ceci ser diplomada como deputada. O caso ficou conhecido como “Chacina da Gruta”. Segundo Guerra, apesar da incapacidade da Justiça em analisar o caso rapidamente, é necessário acreditar nela. “É preciso confiar na Justiça”, ressaltou. A primeira testemunha ouvida foi Claudinete Santos, irmã de Ceci, a única sobrevivente do massacre.

Nogueira também clama pelo rigor da lei. “Eu espero que a justiça seja feita. Que os culpados desse brutal assassinato, não só da deputada Ceci Cunha, mas do seu marido e de outras duas pessoas, possam ser julgados e a penalizados para que a impunidade não prevaleça”, destacou. O líder tucano afirmou ainda que a sociedade exige rapidez nos processos. Ele defende aperfeiçoamento da legislação para garantir celeridade.

Os filhos da ex-deputada e lideranças tucanas acompanham o julgamento. O Ministério Público Federal acusa o ex-deputado Talvane Albuquerque de ser o mandante do crime. Com a morte de Ceci, ele ficou na primeira suplência. De acordo com os procuradores, Albuquerque planejou o delito porque precisava de imunidade parlamentar para se livrar de outros processos, inclusive um por homicídio. O PSDB distribuiu cartazes e panfletos pedindo a condenação dos acusados.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Estado de Minas/Reprodução/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
16 janeiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *