Menos recurso


PSDB critica e quer urgência na análise dos vetos à lei que regulamentou gastos em saúde

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), criticou os vetos da presidente Dilma à lei que define os gastos públicos em saúde e os percentuais mínimos que devem ser investidos no setor pela União, estados e municípios. Nogueira lamentou especialmente o veto ao dispositivo que determinava a separação dos valores a serem aplicados em contas específicas – procedimento que facilitaria a fiscalização da sua efetiva aplicação, com total transparência da gestão desses recursos.

Outro artigo barrado pela petista abre a possibilidade de a União aplicar menos dinheiro na área. “Ou seja, menos recurso para hospitais, remédios e material hospitalar. Mais uma vez, o governo federal foge de suas responsabilidades e joga o peso das contas da saúde nas costas de estados e municípios”, acrescentou o líder.

Paulo Abi-Ackel condena situação precária dos serviços prestados ao brasileiro

No texto aprovado pelo Congresso em dezembro estava determinado que, toda vez que ocorresse revisão do valor nominal do PIB que implicasse aumento do valor a ser aplicado pela União, fossem criados créditos adicionais para ajustar o montante de modo a dar cumprimento integral à lei. É que a garantia de aumento de gastos da União com a saúde pública está diretamente ligada ao crescimento do PIB no ano anterior ao da lei orçamentária anual. Dilma vetou esta determinação.

“O descompromisso e a insensibilidade do atual governo com a saúde levou a presidente a vetar estes e outros dispositivos importantes. Por essa razão, vamos solicitar que os vetos sejam analisados com urgência, para que possamos restabelecer a garantia da aplicação da totalidade dos recursos destinados à área, em benefício dos cidadãos. O PSDB fará gestão junto ao presidente do Congresso para a votação desses vetos já no início do ano legislativo”, avisou o deputado.

Caso não alcance êxito, o partido já estuda medidas que possam garantir a breve apreciação destes vetos e dos demais que se encontram “engavetados” desde o ano passado.

(Da assessoria de imprensa da Liderança do PSDB na Câmara / Foto: Beto Oliveira)

Compartilhe:
16 janeiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *