Falso anúncio


Nilson Leitão diz que PT dará cheque sem fundo à população se cancelar edição extra do Enem

O deputado Nilson Leitão (MT) criticou o recuo do ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012. O titular admitiu que a edição extra da prova, como anunciado pela pasta ano passado, pode não acontecer. Para o tucano, prometer e não cumprir é uma fraude que o PT vem fazendo com a população há 9 anos.

O ministro havia anunciado que a primeira edição do Enem seria em abril e, a outra, no segundo semestre. De acordo com o jornal “O Globo”, Haddad afirmou que a aplicação do exame em abril ainda está sendo analisada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Play
baixe aqui

“Eu acredito que isso se chama estelionato eleitoral, estelionato de gestão. É uma forma de dar um cheque sem fundo para a população. O cidadão sai com aquele cheque achando que pode trocá-lo, mas chega no banco e ele não tem fundo”, disse.

Leitão diz que, além de prejudicar a população com falsos anúncios, o governo criou uma expectativa nos estudantes de todo o país. Segundo o jornal, o receio do ministro é que as empresas contratadas para aplicar a prova não tenham tempo suficiente para fazer as duas edições.

De acordo com o tucano, parte da população não tem condições de conferir se de fato a promessa foi executada e acredita que o governo cumpriu o prometido. “E fica na propaganda”, afirmou. Caso a pasta desista de realizar o teste em abril, o Enem só acontecerá no segundo semestre. A nota da prova é utilizada como critério de seleção por diversas universidades.

A aplicação da prova virou sinônimo de dor de cabeça para estudantes que participaram do processo. Nas últimas edições, o Enem apresentou problemas como vazamento de questões, furto da prova, falha na impressão dos cadernos de respostas e dados pessoais dos inscritos ficaram expostos na internet.

(Reportagem: Artur Filho /  Foto: Larissa Ponce / Ag. Câmara / Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
11 janeiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *