Fúria de arrecadação


Alta na conta de energia elétrica e falta de investimento prejudicam consumidor, avalia Macris

O descaso do governo com o consumidor de energia elétrica sobrecarrega a vida do brasileiro com tributos e encargos, na avaliação do deputado Vanderlei Macris (SP). Matéria do jornal “Correio Braziliense” informa que a conta de luz vai ficar mais cara este ano. Em média, quase a metade (45%) do valor pago pelo usuário será para bancar tarifas. Empresas do setor calculam que esses encargos totalizarão R$ 19,2 bilhões em 2012, um salto de 7,9% em relação a 2011.

Para Macris, a fúria do governo do PT em arrecadar é enorme. No entanto, essa falta de consideração só prejudica o consumidor, já que não é possível ficar sem um produto essencial: a eletricidade. “O governo não atua na direção de aliviar o bolso do contribuinte. Pelo contrário. Essa má gestão implica em você aumentar a arrecadação para tapar o buraco da incompetência”, afirmou.

Play
baixe aqui

O tucano ressalta que não há expectativa de redução de preços. “Não há uma negociação capaz de diminuir o valor da conta que a população paga. Na verdade, o que o governo quer é manter os privilégios do setor elétrico nas mãos daqueles que hoje estão ganhando dinheiro com isso”, disse.

Macris lembra que o setor agoniza, como mostram os apagões ocorridos nos últimos anos. Ele lamenta a falta de investimento no setor, o que gera incerteza e afasta as empresas. “O Brasil muitas vezes está freado no seu desenvolvimento pela falta de infraestrutura. Vemos que o país está convivendo cada vez mais com apagões aqui e ali, e isso se transforma num grande apagão, um prejuízo para a economia”, ressaltou.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Brizza Cavalcante/Ag. Câmara/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
10 janeiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *