População paga a conta


Fiscalização deficiente é principal responsável por fraude nos postos de combustíveis

O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), atribui as fraudes cometidas por donos de postos de combustíveis, que cobram dos consumidores valores maiores do que o realmente abastecido, à falta de fiscalização. Para o tucano, as autoridades responsáveis pelo controle e monitoramento não cumprem suas atribuições de maneira eficiente. Na visão de Guerra, entidades como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) se tornaram peças do aparelhamento promovido pelo governo do PT.

“As posições-chave são preenchidas por apadrinhados políticos, e não por profissionais gabaritados. Quem paga o preço disso é a população. O governo precisa agir para coibir esse tipo de fraude, mas como uma agência tomada por amigos do PT terá capacidade para isso?”, questionou o parlamentar.

A crítica é uma referência à denúncia do “Fantástico”, da “TV Globo”. O programa revelou nesse domingo (8) que uma fraude leva o consumidor de combustíveis a pagar mais do que deveria ao abastecer. Na operação, é instalada dentro da bomba de combustível placa eletrônica que, acionada por controle remoto, faz com que o visor mostre uma quantidade superior de gasolina àquela realmente inserida no automóvel.

A reportagem mostrou também que é comum a comercialização de uma mistura de etanol e solvente como se fosse gasolina.

Especialistas ouvidos pelo “Fantástico” afirmaram que a falta de uma fiscalização adequada é o principal estímulo para os delitos. Não há uma presença constante das autoridades e, consequentemente, os fraudadores se sentem em território livre para executarem as práticas.

(Da redação com Agência PSDB / Foto: Marcelo Cassal Jr / Agência Brasil)

Compartilhe:
9 janeiro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *