Alimentos para merenda


Governo de MG impulsiona agricultura familiar e beneficia produtores, destaca Azeredo

O deputado Eduardo Azeredo (MG) comemorou o anúncio de que o governo de Minas Gerais, chefiado pelo tucano Antonio Anastasia, vai impulsionar a agricultura familiar nos próximos anos. As medidas vão beneficiar a produção e a educação no estado. A meta é alcançar 15 mil agricultores até 2015. Em Minas há um sistema de parceria pelo qual parte da produção é destinada à merenda na rede pública de ensino. Cerca de 2,5 milhões de estudantes são beneficiados pela iniciativa.

Azeredo considera a novidade inovadora. O tucano destacou o potencial agrícola da região. “É uma medida que abrange todo o estado, beneficiando especialmente os agricultores. Minas é o maior produtor nacional de café e leite. O estado tem na agricultura e na pecuária atividades muito fortes e que empregam milhões de pessoas”, explicou.

Play
baixe aqui

As melhorias preveem uma ampliação na capacitação e qualificação dos agricultores. Por meio do programa “Cultivar, Nutrir, Educar” eles terão cursos nas áreas de habilitação sanitária e produção orgânica. Assim, eles estarão aptos a oferecer alimentos de acordo com as especificações exigidas por lei.

Os agricultores desenvolverão produtos certificados pelas autoridades do estado e mais empreendedores poderão fornecer alimentos à rede de ensino, o que deve gerar uma melhoria da renda dos produtores. O mercado é garantido, já que as instituições devem adquirir de cultivos familiares 30% dos ingredientes usados na alimentação dos alunos. Caso eles entreguem itens orgânicos certificados, receberão 30% a mais.

Benefício para todo o estado

→ Inicialmente, o programa deve abranger as regiões Norte, Rio Doce e Zona da Mata de Minas. Depois os benefícios serão levados ao restante do estado.

→ A Lei 11.947/2009 determina às instituições a aquisição, na agricultura familiar, de no mínimo 30% dos gêneros necessários para o preparo dos alimentos servidos diariamente aos estudantes.

(Reportagem: Alessandra Galvão com informações da Agência Minas/ Foto: Leonardo Prado/Ag. Câmara/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
30 dezembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *