Vontade ignorada


Márcio Bittar diz que governo desrespeita acreanos ao vetar volta de fuso horário

O deputado Márcio Bittar (AC) repudiou a decisão do governo de vetar o projeto aprovado pelo Congresso Nacional que restabelecia o antigo fuso horário do Acre – duas horas a menos em relação a Brasília e três no horário de verão. Para Bittar, o veto do vice-presidente Michel Temer fere a democracia, considerando que houve uma consulta popular e a maioria, 56% dos consultados, apoiou a volta do antigo horário. “É mais uma lição de um governo antidemocrático que não respeita a opinião pública”, afirmou.

Indignado, o deputado acreano lembra que o fuso horário do Acre e de parte dos estados do Pará e Amazonas, que vigorou de 1913 a 2008, foi alterado pelo projeto de lei do então senador Tião Viana (PT), hoje governador do estado. À época, ele alegou que a mudança deixaria o Acre alinhado com o resto do Brasil.

Play
baixe aqui

A população não se adaptou ao novo horário. Depois de ampla mobilização, o Tribunal Superior Eleitoral fez um plebiscito confirmando a insatisfação do povo. “Não ter esse resultado respeitado é o grave. Não se respeitou a vontade da população manifestada claramente no segundo turno das eleições”, protestou Bittar.

Michel Temer justificou o veto afirmando que o texto contraria o interesse público. O ato foi publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira (21).

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Paula Sholl / Áudio: Francisco Maia)

Compartilhe:
23 dezembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *