Ensino superior


Wandenkolk Gonçalves propõe criação de universidade federal em Altamira, no Pará

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do Pará, o deputado Wandenkolk Gonçalves (PA) apresentou projeto de lei propondo a criação da Universidade Federal do Xingu (Unifex), no município de Altamira. A unidade desmembrada  da Universidade Federal do Pará (UFPA) terá campi nos municípios de Uruará, Medicilândia, Porto de Moz e Anapu. A ideia é ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária.

Pelo texto, os recursos financeiros da Unifex serão provenientes de dotações consignadas no orçamento da União, auxílios e subvenções concedidas por entidades públicas e particulares e receitas eventuais a título de remuneração por serviços prestados compatíveis com a finalidade da instituição. Além disso, convênios, acordos e contratos celebrados com entidades também serão fonte de recursos.

Para Wandenkolk, a Unifex vai permitir a expansão da rede de ensino superior e a ampliação do investimento federal em ciência e tecnologia, promovendo a inclusão social. “As universidades federais e estaduais já em funcionamento no Pará não conseguem atender à enorme demanda”, disse. “Para que em Altamira existam profissionais nativos que sirvam com qualidade e eficiência, nas instituições que oferecem serviços de saúde, educação, segurança e meio ambiente, necessita-se criar uma nova instituição de ensino superior no sul do estado”, afirma.

O tucano destaca que o ensino superior gratuito é condição fundamental para o desenvolvimento em todos os aspectos. “A oferta de alternativas de ensino público e gratuito é condição essencial para o crescimento regional, estendendo o acesso a esse nível de ensino também à população mais pobre, desde que associado a políticas afirmativas de inclusão, estimulando o seu desenvolvimento”, finaliza.

(Reportagem: Laize Andrade/ Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
22 dezembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *