Esclarecimentos necessários


Líder pede informações ao ministro da Fazenda sobre fraude na Caixa

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), apresentou nesta quarta-feira (21) requerimento pedindo informações ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre possíveis falhas em negociações de papéis da dívida pública envolvendo a Caixa Econômica Federal e a corretora carioca Tetto.

Nogueira solicita explicação detalhada da operação, com especificações a respeito dos títulos envolvidos – valor nominal e de mercado, forma e data da transação. Ele ainda pretende esclarecer o relacionamento do banco com a empresa privada e o impacto econômico-financeiro sobre o Tesouro Nacional, a Caixa e outras instituições oficiais, no período de 2008 a 2009 e nos dez anos posteriores.

A “Folha de S.Paulo” revelou que a Tetto vendeu, como se não tivessem dívidas, papéis de baixo ou nenhum valor. A transação só foi possível porque sistema da Caixa que atestava a qualidade dos títulos ficou mais de dois anos inoperante. Os títulos eram garantidos por um fundo do governo. Se todos os compradores recorrerem à Justiça, a União arcará com o prejuízo de R$ 1 bilhão.

Ainda no requerimento, Nogueira pede informações dos gestores responsáveis pela avaliação, aprovação e acompanhamento dessa operação e se outras transações dessa natureza já aconteceram. Ele também solicita indicações dos principais compradores dos papéis, em especial dos fundos de pensão. Por fim, o líder cobra elucidações sobre a paralisação do sistema de informática do banco público, além das providências adotadas.

(Da redação / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
21 dezembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *