Corrupção sem fim


Audiência discutirá irregularidades na compra do PanAmericano e no Minha Casa, Minha Vida

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara realiza audiência nessa terça-feira (20) para discutir as supostas fraudes na compra do banco PanAmericano pela Caixa Econômica Federal. As suspeitas de irregularidades no Minha Casa, Minha Vida também serão debatidas. De acordo com o Fantástico, ONGs estariam cobrando taxas de inscrição de pessoas para se inscrever no programa. O encontro foi proposto pelo deputado Nilson Leitão (MT), primeiro vice-presidente do colegiado.

O tucano pretende esclarecer a denúncia de que o Banco Central tinha conhecimento da existência de fortes indícios de irregularidades na instituição privada quando autorizou a operação. Após a negociação, foi revelada uma fraude contábil de R$ 4,3 bilhões no PanAmericano.

O requerimento foi motivado após o “Estado de S. Paulo” mostrar que, com a liberação da autoridade monetária, a Caixa pôde depositar a segunda e última parcela do negócio, no valor de R$ 232 milhões, segundo depoimento do vice-presidente de Finanças da Caixa, Márcio Percival, à Polícia Federal.

A Polícia Federal investiga o desvio de parte do valor por executivos do banco privado. O dinheiro teria sido usado como caixa dois para financiar campanhas políticas e compra de favores. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apura o possível vazamento de informação privilegiada. O colegiado encontrou movimentações atípicas das ações da instituição a partir de agosto de 2009, quando as negociações estavam avançadas.

Foram convidados a diretora do Departamento de Infraestrutura Social do Ministério do Planejamento, Maria Fernandes Caldas;  o coordenador de Gerenciamento de Fundos e Operações Fiscais (Cofis), Manoel Joaquim de Carvalho Filho; o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Paulo Fontoura Valle;  o procurador-geral adjunto de Consultoria Administrativa do Ministério da Fazenda, Ricardo Soriano de Alencar; e o secretário-adjunto da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Marden de Melo Barboza.

(Da redação / Foto: Larissa Ponce)

Compartilhe:
19 dezembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *