Menosprezo a denúncias


Governo incentiva corrupção ao dar medalha a ministro envolvido em irregularidades

O governo finge não ver a corrupção e acaba incentivando os malfeitos ao homenagear pessoas envolvidas em irregularidades, na opinião dos deputados Rui Palmeira (AL) e Vanderlei Macris (SP). Os parlamentares criticaram o ato do Executivo que ofereceu a Medalha Ordem do Mérito da Defesa ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, alvo de suspeita de tráfico de influência. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, que contratou a consultoria de Pimentel quando estava à frente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), também foi premiado.

De acordo com o Ministério da Defesa, os agraciados são personalidades que tenham se “distinguido no exercício da profissão” ou organizações militares e instituições civis que também tenham prestado relevantes serviços à pasta e às Forças Armadas. Para os tucanos, Pimentel e Andrade não se encaixam nesse perfil.

Play
baixe aqui

Segundo Macris, a atitude é lamentável. “Quando você vê pessoas envolvidas em escândalos recebendo medalhas, entende que o Executivo não tem critérios. Pelo contrário, resolve agraciar cidadãos que foram importantes para um projeto político partidário e não um projeto de país”, reprovou.

Rui Palmeira considera que o Planalto menospreza as denúncias. “Ao invés de cobrar explicações, concede a homenagem fazendo pouco caso dessa situação, que é muito grave.”

O deputado lembrou que Pimentel e Andrade têm adotado a estratégia do silêncio para não explicar a contradição apontada nos serviços prestados pela empresa de consultoria do ministro à Fiemg. Na semana passada, o presidente da CNI afirmou que parte do R$ 1 milhão pago pela federação para Pimentel foi para a realização de palestras em regionais do órgão em Minas Gerais. No entanto, representantes dessas unidades o desmentiram e afirmaram que as apresentações nunca aconteceram. “É um caso que quanto mais se explica, mais o ministro se enrola. E agora eles usam como tática o silêncio porque é mais conveniente, pois fica difícil justificar o injustificável”, ponderou.

Agraciados

A Medalha Ordem do Mérito da Defesa foi concedida a 270 personalidades e oito instituições. Outros ministros receberam a comenda: Gleisi Hoffmann (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Além deles, foram agraciados militares e políticos, como o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT).

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Fotos: Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
16 dezembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *