Incentivo ao desenvolvimento


Bruno Araújo pede audiência para discutir apoio à produção de equipamentos de base tecnológica

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Bruno Araújo (PE), quer discutir a adoção de medidas de incentivo à atração de investimentos e produção local de equipamentos de base tecnológica. O requerimento convida para audiência o ministro Aloizio Mercadante, o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa, e o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad.

O deputado recorda que a crise mundial tem afetado a economia brasileira, com a consequente revisão para baixo do Produto Interno Bruto e o enfraquecimento da indústria. O cenário reflete na acentuação dos efeitos do chamado “Custo Brasil”. O adiamento de decisões estruturantes, como a reforma tributária, dificulta ainda mais o avanço do país, segundo ele.

“O objetivo é levar ao conhecimento da sociedade o trabalho que vem sendo empreendido por instituições públicas e privadas em cidades como Jundiaí para facilitar a atração de investimentos de empresas de base tecnológica”, justifica. “A audiência será oportunidade para evidenciar medidas que contribuam para a concretização do desejo de transformar o Brasil em nação desenvolvida, com mais oportunidades para todos.”

Na opinião do tucano, as experiências de administradores públicos e privados com o objetivo de promover essa inserção são de enorme importância para melhorias rumo a esse futuro. “Tais iniciativas são imprescindíveis para que o país não perca mais uma vez o bonde da história”, avaliou.

Ele destaca os resultados de ações empreendidas por alguns municípios para criar infraestrutura de qualidade. É o caso de Jundiaí, considerada uma das quatro cidades com melhor saneamento básico do Brasil, conforme levantamento do Instituto Trata Brasil. Jundiaí é ainda o município paulista com o melhor desempenho no IDH da ONU nos últimos 25 anos. Por esse motivo, o parlamentar pretende ouvir o prefeito Miguel Haddad.

“No esforço de promover esse progresso qualitativo em sua economia, Jundiaí está finalizando um projeto de lei de incentivo à indústria de montagem de eletrônicos, que prevê a redução de IPTU, ISS e ITBI, este último sobre a transição de bens imóveis”, acrescentou.

Para ilustrar essa experiência, segundo a “Folha de S.Paulo”, só a Foxconn investiu R$ 300 milhões no último ano para a construção de sua terceira fábrica no município, dos R$ 345 milhões aplicados na cidade.

(Da redação / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
16 dezembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *