Interesse social
Luiz Fernando Machado define como positiva sua atuação no primeiro ano de mandato
Ao fazer um balanço do primeiro ano de mandato na Câmara, o deputado Luiz Fernando Machado (SP) avaliou como positivo o início de sua vida parlamentar. O tucano foi relator e autor de importantes matérias de interesse social e um dos principais críticos ao governo federal diante dos escândalos de corrupção. O projeto de lei que dispõe sobre a campanha permanente da Tarifa Social de Energia Elétrica, relatado por ele, e a PEC da Responsabilidade Eleitoral, de sua autoria, tiveram grande destaque em 2011.
Para o deputado, a aprovação, na Comissão de Minas e Energia, da proposta que trata da divulgação do benefício para pessoas de baixa renda na conta de luz foi uma vitória. De acordo com a proposta, as distribuidoras e concessionárias ficam obrigadas a promover campanha publicitária permanente para divulgar a Tarifa Social para os consumidores. A intenção é fazer com que todos aqueles que estejam inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais tenham conhecimento do desconto.
baixe aqui“O objetivo é tornar transparente e claro esse direito para as pessoas mais simples com a publicidade nas contas”, explicou. O tucano espera que a tramitação da matéria prossiga de maneira hábil nas demais comissões em que será analisada (Defesa do Consumidor e Constituição e Justiça).
Quanto à PEC da Responsabilidade Eleitoral, o deputado acredita que trará um impacto positivo para a sociedade. Pela proposta, os gestores públicos terão que estabelecer um programa de metas no começo de seus mandatos com base nas promessas de campanha para que elas sejam obrigatoriamente cumpridas. “A gestão tem que ser feita com responsabilidade e avaliada com critérios objetivos para que o cidadão receba o beneficio da política e do recurso público diretamente na sua vida”, disse.
De acordo com Machado, o trabalho da oposição foi árduo durante todo o ano. “Ficamos com a tarefa de mostrar para a população que ainda existe um grupo de parlamentares que luta por seus direitos”, afirmou. Ele ressaltou que, em todos os assuntos debatidos pelo Congresso, esteve junto ao PSDB posicionado a favor dos interesses do país, inclusive nas votações do Código Florestal, Regime Diferenciado de Contratações, Estatuto da Juventude e DRU.
O deputado foi responsável ainda pela apresentação de projetos de lei que estabelecem a criação da Universidade Federal de Jundiaí, cidade da qual já foi vereador e vice-prefeito.
(Reportagem: Djan Moreno e Gabriel Garcia/ Foto: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta