Descaso com a população
Rogério Marinho afirma que governo não tem mais interesse na transposição do São Francisco
A decisão do governo de modificar a proposta orçamentária em tramitação no Congresso e cortar quase R$ 80 milhões dos dois principais eixos de integração das obras de transposição do Rio São Francisco foi criticada pelo deputado Rogério Marinho (RN), coordenador do PSDB na Comissão Mista de Orçamento.
Os cortes foram pedidos pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em ofício encaminhado à comissão. Os recursos foram retirados das obras dos eixos norte e leste e remanejados para outras áreas.
Para Marinho, a redução da dotação é uma prova de que o governo não tem mais interesse no projeto de transposição. “Se o governo abre mão desses recursos está admitindo que não conseguirá executar a obra. É muito ruim para o país que obras como essa sejam colocadas na gaveta”, afirmou.
A posição do parlamentar foi seguida por praticamente todos os integrantes nordestinos da comissão, que tentaram dificultar a aprovação da proposta orçamentária.
Outro ponto polêmico do relatório apresentado nessa terça foi o corte de aproximadamente R$ 450 milhões do Plano Brasil Sem Miséria, que permitiriam a construção de açudes no Nordeste. Segundo o tucano, o contingenciamento colocará em risco as metas sociais do plano, que é composto de diversas ações, sendo a oferta de água uma delas.
(Da assessoria de imprensa do deputado / Foto: Paula Sholl)
Deixe uma resposta