Medida sanitária
Proposta de Bruna Furlan que obriga cinemas a higienizarem óculos 3D segue para Seguridade Social
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou, por unanimidade, projeto de lei da deputada Bruna Furlan (SP) que obriga os cinemas a higienizarem os óculos especiais utilizados na visualização de filmes em três dimensões (3D). A proposta será avaliada, ainda, na Comissão de Seguridade Social e Família.
Após a limpeza, os óculos deverão ser guardados em embalagens plásticas estéreis e seladas a vácuo, de maneira a evitar contaminação. Caso a determinação seja descumprida, o infrator será penalizado conforme as sanções previstas na Lei nº 6.437 de 1977, que trata de procedimentos sanitários.
A tucana explica que os óculos 3D são uma fonte de disseminação de doenças como conjuntivites virais e bacterianas. “Sem a devida higienização após o uso, eles podem servir de veículo para micro-organismos patogênicos infectarem o próximo usuário”, destaca.
“As produções cinematográficas em três dimensões estão crescendo de forma acelerada”, acrescenta. “Com isso, o passar de pessoa a pessoa, de rosto em rosto e de mão em mão, a cada diferente sessão, eles podem funcionar também como disseminadores de agentes patogênicos”, completa.
(Reportagem: Laize Andrade/ Foto: Divulgação)
Deixe uma resposta