Ato contra a democracia


Deputados querem convocação de ministro da Justiça para explicar grampo no Acre

Os deputados Duarte Nogueira (SP), líder do PSDB na Câmara, e João Campos (GO) pedem a convocação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para esclarecer as denúncias de grampo telefônico praticado contra o comitê tucano no Acre durante as eleições de 2010. O requerimento foi apresentado à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

“Os fatos são graves e de interesse nacional”, diz trecho do documento. “Constitui crime punível com reclusão de dois a quatro anos, e multa, realizar interceptação de comunicações ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização legal”, acrescenta.

O requerimento tem como base reportagem do “Correio Braziliense”. O escândalo foi revelado pela deputada Antônia Lúcia, eleita pelo PSC. Ela teria sido alvo de investigação da Polícia Federal no ano passado. Naquela época, diálogos dos tucanos foram registrados, mas sem autorização.

Os áudios revelam detalhes da campanha do candidato ao governo do Acre, Tião Bocalon, como definição de agendas e requisição de material de propaganda. Até conversas com a coordenação nacional de José Serra à Presidência foram interceptadas.

Na visão dos autores do requerimento, se as informações forem confirmadas, “podemos estar diante de graves infrações praticadas em detrimento de bens e interesses da União, assim como em prejuízo do próprio processo democrático”.

O deputado Márcio Bittar (AC) disse que a denúncia é uma comprovação de algo que os líderes da oposição no estado sempre desconfiaram. “Infelizmente, a política no Acre é comandada por ‘coronéis’ que violam os princípios do Estado Democrático”, afirmou.

Para o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), “é inimaginável que a Polícia Federal, a qualquer pretexto, pudesse ter grampeado o telefone de uma campanha eleitoral de um partido da oposição”. Segundo Serra, “trata-se de fato gravíssimo que precisa ser apurado a fundo”.

(Da redação / Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Compartilhe:
8 dezembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *