Questão de saúde


Deputados repudiam liberação de bebida alcoólica nos estádios durante a Copa

Com o apoio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, 14 deputados que integram a Comissão Especial sobre o Consumo de Bebidas Alcoólicas assinaram nesta quarta-feira (7) uma moção de repúdio à permissão da venda de bebidas nos estádios de futebol durante a Copa do Mundo de 2014. O gestor participou de audiência pública do colegiado a pedido do relator, Vanderlei Macris (SP).

Autor do documento, Macris adiantou que vai iniciar um movimento no Congresso para barrar a parte do relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP) sobre a Lei Geral da Copa que autoriza a venda nas arenas esportivas. Atualmente, a comercialização é vedada em todo o país.

Play
baixe aqui

Para Macris, a proposta representa um retrocesso. “É um absurdo voltarmos atrás num debate que aconteceu em determinado momento. Há necessidade de uma atenção especial do plenário da Casa na rejeição desse item”, afirmou.

Já o deputado Vaz de Lima (SP) ressaltou a postura do ministro Padilha, que elogiou o governo do PSDB no estado de São Paulo pela implantação de duas importantes normas: a lei antifumo e a proibição da venda de álcool a menores de 18 anos. “É a sua capacidade também de reconhecer o que os outros fazem de bem. Ele cita duas boas coisas de São Paulo e fez questão de elogiar. Acho que é dessa forma que a gente pode avançar”, destacou.

Dados do Ministério da Saúde de 2010 revelam que 18% dos brasileiros exageram na ingestão de bebida. Os homens admitiram que tomaram mais de cinco doses e, as mulheres, mais de quatro. Foi registrado também um aumento no consumo entre as mulheres de 25 a 34 anos. Em 2009, 71% dos estudantes da rede pública de ensino com nove anos de escolaridade tomaram algum tipo de bebida com álcool. A pesquisa revela que as pessoas com menos de oito anos de estudo são as que mais bebem.

Macris deve apresentar o relatório da comissão no início de 2012. O parlamentar estuda a criação de um fundo que destinará recursos para o tratamento dos dependentes.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Saulo Cruz/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
7 dezembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *