Propostas fundamentais


Bancada discute projetos prioritários em encontro com presidente da Câmara

Deputados e senadores do PSDB discutiram nesta terça-feira (6) na residência oficial do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), projetos prioritários para o partido e de interesse da sociedade. Durante a confraternização, o líder tucano, Duarte Nogueira (SP), destacou a importância de votar o segundo turno da PEC que estabelece o fim do voto secreto, a proposta que agiliza o julgamento de processos de corrupção envolvendo autoridades e a que destaca nas notas fiscais o valor dos impostos pagos pelas mercadorias. “Gostaria que esses assuntos, fundamentais para este ano, contassem com o apoio do presidente para serem apreciados”, resumiu.

No almoço, o petista agradeceu o apoio da bancada à sua eleição em fevereiro, na qual o PSDB levou em conta o princípio da proporcionalidade. Ou seja, o partido com a maior bancada indica o presidente da Casa.  “Também reconheceu a ajuda em votações polêmicas, como a que cria a Comissão da Verdade”, afirmou. Nogueira elogiou o comportamento do presidente, que, mesmo sendo da base do Planalto, em nenhum momento teve atitudes ditatoriais ou autoritárias. “Ele conquistou a nossa confiança e respeito e sempre teve uma postura de muita responsabilidade democrática.”

Play
baixe aqui

Na reunião, o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), defendeu a votação da  PEC do senador Aécio Neves (MG) que altera o rito das medidas provisórias. “A proposta já está na Câmara. Marco Maia se comprometeu a instalar no ano que vem uma comissão especial para avançar nessa discussão”, completou Nogueira.

Presente ao encontro, o deputado Marcus Pestana (MG) ressaltou a importância de acelerar essas votações. Em relação à PEC que altera o rito das MPs, o tucano acredita que o texto é fundamental para o fortalecimento da imagem do Legislativo.

“É preciso garantir regras mais claras e democráticas para a tramitação das medidas. Caso contrário, a Câmara será só um complemento da ação do Planalto. É importante que pratiquemos o nosso papel, que é fiscalizar, legislar e controlar o Executivo”, afirmou. O caminho, segundo Pestana, é a regulamentação da edição de MPs.

Oposição responsável

“Marco Maia registrou o espírito republicano e democrático do PSDB na condução dos assuntos da Casa, fazendo seu papel de oposição dentro de um clima cooperativo para resolver as grandes questões nacionais.”

Deputado Marcus Pestana (MG)

(Reportagem: Letícia Bogéa / Foto: J. Batista/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
6 dezembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *