Prejuízo ao erário


Líder cobra esclarecimentos sobre liberação de venda do PanAmericano para a Caixa

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), apresentou nesta terça-feira (6) requerimentos solicitando informações ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e ao presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, sobre a venda do Banco PanAmericano. O BC autorizou a compra de parte da instituição financeira pela Caixa Econômica Federal (CEF). Após a negociação, foi revelada uma fraude contábil de R$ 4,3 bilhões no PanAmericano.

“Os prejuízos sofridos pela Caixa com o negócio realizado com a compra de ações devem ser objeto de profunda investigação e o devido ressarcimento ao erário”, diz trecho do documento. A justificativa do líder para o pedido é que o caso ainda não foi esclarecido para a sociedade.

Nos requerimentos, Nogueira questiona Mantega e Tombini sobre as medidas adotadas pelos órgãos para evitar a repetição da irregularidade e recuperar os prejuízos sofridos pelo erário. Nogueira pede que seja apontado o responsável pela liberação da venda e a data da autorização. Além disso, ele quer saber qual o interesse público que justificou a aquisição pela Caixa. O tucano solicita ainda cópia dos processos administrativos realizados.

A Polícia Federal investiga o desvio de parte do valor por executivos do PanAmericano. O dinheiro teria sido usado como caixa dois para financiar campanhas políticas e compra de favores. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apura o possível vazamento de informação privilegiada. O colegiado encontrou movimentações atípicas das ações do banco a partir de agosto de 2009, quando as negociações estavam avançadas.

(Da redação/ Foto: Leonardo Prado/Ag. Câmara)

Compartilhe:
6 dezembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *