Oportunidades valiosas


Deputados participam de reunião com Alckmin e presidente da Petrobras para discutir parcerias

Deputados tucanos participaram nesta sexta-feira (25) de reunião com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, no Palácio dos Bandeirantes. No encontro, foram destacados os investimentos em ciência e tecnologia, petróleo, gás natural e o aumento da capacidade dos gasodutos.

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), ressaltou a importância da reunião, pois permitiu que gestão local e estatal apresentassem propostas de parcerias e mostrassem o trabalho já realizado conjuntamente. “O presidente da Petrobras registrou que 43% do refino de petróleo estão em São Paulo. É o grande centro consumidor”, avaliou.

Play
baixe aqui

Governo de SP quer constituir núcleo de trabalho com estatal petrolífera

Na reunião, Alckmin conversou sobre a distribuição de royalties da camada pré-sal. “Falamos do grande crescimento que teremos na produção de petróleo e de gás, tanto no pós-sal e, especialmente, no pré-sal. E também sobre as oportunidades de emprego, renda, investimento, crescimento da indústria, serviços e logística aqui no estado”, resumiu.

Segundo Nogueira, a unidade federativa tem preocupação de que alguma ação impeça o repasse dos dividendos relativos à sua produção na Bacia de Campos, sobretudo na parte do pré-sal. “A discussão foi feita em um nível técnico e político bastante amplo. O debate é importante para o Brasil como um todo”, ressaltou.

Estiveram na pauta ainda as parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação, além do interesse da administração local em sediar o Centro de Estudo e Pesquisa da companhia, conforme o líder. “A reunião encerrou com o entendimento de que a bancada irá discutir com todos os parlamentares a melhor forma de dar sequência ao que foi apresentado no encontro.”

Gabrielli afirmou que não sabe quanto de gás será necessário injetar para produzir petróleo no pré-sal, segundo o deputado Vanderlei Macris (SP), presente no debate. O tucano informou que o presidente da estatal apontou a importância de São Paulo.

“A empresa representa perto de 8% do recolhimento do ICMS do estado. Serão investidos perto de US$ 30 bilhões de 2011 a 2015. Gabrielli mostrou-se otimista com investimentos na unidade federativa”, disse o tucano.

(Reportagem: Letícia Bogéa / Foto:  Gilberto Marques / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *