Novas suspeitas


Francischini solicita investigação de irregularidades em licitação do Ministério da Saúde

O deputado Fernando Francischini (PR) encaminhou requerimento de indicação ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitando abertura de inquérito para apurar irregularidades em processo de licitação do Ministério da Saúde. Segundo denúncia da “Gazeta do Povo”, a empresa Cequipel Indústria de Móveis LTDA venceu o certame da Rede Cegonha que previa o fornecimento de 1 milhão de kits com trocador de fraldas e bolsa para carregar utensílios de bebê, na ordem de R$ 13,5 milhões.

A aquisição seria a primeira compra do programa para atender gestantes e crianças até o segundo ano de vida. “O curioso é que a segunda colocada do processo licitatório, a empresa Giro Indústria e Comércio, forneceu atestado para a vencedora (Cequipel), permitindo assim sua participação no pregão”, alerta o tucano.

Conforme a “Folha de S.Paulo”, cinco companhias que participaram do processo questionaram no Ministério da Saúde a possibilidade de combinação entre as organizações. A Cequipel é especializada na produção de móveis. Como o edital exigia comprovação de fornecimento anterior de material semelhante ao licitado, a empresa apresentou um atestado no qual a Giro garantia ter comprado a quantia de 10.320 “bolsas promocionais”. Esse documento, segundo a “Folha”, foi assinado no mesmo dia dei lançamento do edital.

Além disso, na proposta da Cequipel, a instituição cita que os produtos seriam fabricados pela Giro, especializada na fabricação do material. Diante da irregularidade, a Justiça Federal concedeu liminar suspendendo o pregão e a assinatura do contrato. Francischini pede a adoção de providências por parte da Polícia Federal para instaurar inquérito policial.

Na avalição do deputado, as “notícias denotam supostos indícios de irregularidades e crimes no processo de licitação”.

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
22 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *