Mais representatividade


Em nome do PSDB, Mendes Thame apresenta emendas ao parecer da reforma política

O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) apresentou nesta terça-feira (22) emendas ao parecer do relator da comissão especial da reforma política, Henrique Fontana (PT-RS). Representando o PSDB, o tucano apoiou o voto distrital, repudiou o financiamento público de campanha e defendeu a extinção da coligação proporcional. Segundo ele, os destaques permitem que a população acompanhe de perto as atividades dos deputados e senadores.

“É a única forma realmente de aproximar o eleitor dos eleitos. De termos campanhas com profundidade, com análise, com compromisso.” Em função do cenário político atual, Mendes Thame vê dificuldade em aprovar o modelo distrital. Assim, o proporcional de circunscrições é apresentado como alternativa. O candidato disputaria nos moldes do proporcional. Porém, ao invés de concorrer no estado inteiro, buscaria apoio apenas em circunscrições (regiões).

Play
baixe aqui

O financiamento público, como propõe o PT, vai gerar mais gastos à população e as campanhas ficarão ainda mais caras. “O custo vai, no mínimo, dobrar. Porque o número de vagas vai diminuir pela metade. Portanto, haverá uma dificuldade imensa para os novos candidatos a deputado federal ou estadual”, analisa.

Fontana defende em seu relatório o financiamento para a atual metade do sistema e a outra parte dos candidatos por lista fechada. Na opinião do tucano, quem pagará a conta é o contribuinte. “No fundo acaba sendo um ônus a mais para a sociedade.”

A coligação proporcional é outro ponto criticado pelo deputado – o tema foi abordado em um dos destaques. No texto da reforma, é permitida a aliança por três anos. “Isso na verdade é um paliativo. O ideal seria que cada partido apresentasse os seus candidatos e a distribuição das cadeiras seria proporcional aos votos da legenda isoladamente.”

Nessa quarta-feira (23), às 14h30, Fontana deve colocar em votação o seu parecer na Comissão Especial da Reforma Política na Câmara. Nesta terça (22), a sessão foi cancelada.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
22 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *