Estratégias de fortalecimento da economia e dos municípios são destaques de seminário, aponta Rui Palmeira


O seminário “Desafios do Brasil, Desafios das Cidades”, organizado pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), será um momento destinado à discussão de ideias e troca de experiência. O encontro ocorre na próxima sexta-feira (25), em Maceió (AL), e contará com a participação do presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), e do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, entre outras lideranças.

Em entrevista exclusiva ao portal da “Liderança do PSDB na Câmara”, o deputado Rui Palmeira (AL), que coordena o evento, explica que serão debatidos a situação geral da política nacional e o papel de oposição responsável desempenhado pelo partido durante o primeiro ano do mandato da presidente Dilma. A estratégia de fortalecimento das cidades brasileiras, que sofrem com a centralização de recursos nas mãos da União, também está na pauta. Ex-prefeito de Salvador, o tucano Antonio Imbassahy (BA) fará palestra sobre o assunto. Confira a íntegra da entrevista:

Qual a importância do encontro?

Rui Palmeira: A ideia é iniciar uma série de debates. As capitais, sem exceção, enfrentam problemas de trânsito, saúde e saneamento. Maceió reflete essa situação. É uma cidade que tem crescido bastante e tem quase um milhão de habitantes. É importante que o Nordeste, que vive intensamente essa realidade, possa receber o primeiro encontro.

O seminário discutirá os rumos da oposição frente ao novo cenário político-econômico. Como o partido vai se posicionar diante do momento atual da vida pública do país?

Palmeira: No seminário, vamos apontar como se comporta um partido de oposição que não se furtou em aprovar projetos importantes, como o Pronatec e o Simples Nacional. Não concordamos com os métodos de administração do governo petista, mas somos a favor do Brasil. Queremos debater nosso pensamento sobre a problemática econômica, uma questão mundial e que o partido deve mostrar um posicionamento.

Será discutida a questão da gestão das cidades. Qual ideia será passada?

Palmeira: Vamos ouvir o deputado Imbassahy, ex-prefeito de Salvador, uma das maiores e mais complexas cidades do Brasil. Quando comandou a capital baiana, ele foi avaliado como um dos melhores gestores do país. Os problemas das grandes cidades afligem a população. A discussão será interessante para que o público entenda o exemplo adotado pelo deputado.

O que o PSDB apresentará no evento em relação às eleições municipais de 2012?

Palmeira: Temos que pensar as eleições de 2012. É o momento para dar início à mobilização para o próximo ano, compartilhando experiências exitosas e trocando ideias. Precisamos fazer um debate amplo sobre a gestão das cidades pensando no pleito do próximo ano.

Serviço

O seminário ocorrerá no hotel Ponta Verde, em Maceió, a partir das 9h de sexta-feira (25). Rui Palmeira fará a abertura do evento. Às 9h40, Antonio Imbassahy comandará a palestra “O PSDB e a Gestão das Cidades”. Às 10h50, Sérgio Guerra falará sobre a “Articulação Tucana no Brasil: Balanço de 2011 e Perspectivas para 2012”. Após o evento, os deputados federais concederão entrevista coletiva à imprensa.

(Entrevista concedida a Djan Moreno / Foto: Paula Sholl /Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
22 novembro, 2011 Sem categoria Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *