Combate à abstenção
Após aprovação na CCJ, plenário votará proibição de feriado prolongado em semana de eleição
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou semana passada o Projeto de Lei 4159/08, do deputado Otavio Leite (RJ), que proíbe governadores e prefeitos de antecipar ou postergar feriados para coincidir com o fim de semana das eleições. A proposta segue para apreciação do plenário da Casa.
Segundo o tucano, o objetivo é impedir a criação de um feriado prolongado que desestimule a participação do eleitor. O projeto acrescenta esse dispositivo à Lei Eleitoral (9.504/97).
O relator, deputado Luiz Carlos (AP), recomendou a aprovação do projeto e da emenda da Comissão de Educação e Cultura, com substitutivo. A Comissão de Educação estendeu a medida para o Distrito Federal, já que o projeto se referia apenas a feriados municipais e estaduais. O substitutivo também inclui menção expressa aos feriados nacionais.
O relator concorda com o autor que a concessão de feriados na sexta-feira ou segunda-feira, quando em véspera de eleição ou um dia após o pleito, pode estimular à abstenção do eleitor. “A criação dos chamados feriadões pode influir na presença do eleitor, em prejuízo do pleno exercício dos direitos dos cidadãos e da democracia”, disse o deputado.
(Da Agência Câmara)
Deixe uma resposta