Desrespeito ao Congresso


Mantega e Haddad vão depor na Câmara na quarta-feira

Os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Haddad (Educação) vão prestar depoimento na próxima quarta-feira (23) na Câmara. A reunião ocorrerá após os petistas ignorarem os convites aprovados pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O deputado Vanderlei Macris (SP) definiu a atitude como “desrespeito ao Congresso”.

“A base do governo tem rejeitado os requerimentos de convocação, e, por convite, as comissões da Câmara têm perdido a legitimidade de fiscalizar”, critica Macris.  Segundo ele, a oposição tem exercido seu papel. “Não permitiremos que as denúncias de irregularidades sejam esquecidas e os recursos públicos se percam pelo caminho.”

Mantega falará sobre o aumento nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados e a interferência do governo federal na empresa Vale. O debate está marcado para as 10h30, mas o plenário não está definido. Em maio deste ano, a mídia revelou que os acionistas da mineradora foram pressionados a substituir Roger Agnelli, cujo mandato chegava ao fim.

Na outra audiência, Haddad responderá a dois requerimentos. O primeiro, assinado por Macris, solicita explicações sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni). Isso porque o Tribunal de Contas da União (TCU) descobriu que 29% das bolsas disponíveis entre os anos de 2005 e 2009 não foram ocupadas e, mesmo assim, as instituições de ensino receberam isenção fiscal.

De autoria do tucano e do líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), o segundo pedido cobra esclarecimentos em relação à contratação do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio de 2011 por valor três vezes superior ao usado para organizar o exame do ano passado. Foi o terceiro ano consecutivo com falhas na execução da prova. A reunião está prevista para as 15h.

(Da redação com informações da assessoria do deputado e da Agência Câmara / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
21 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *