Estímulo ao trabalho


PSDB de Minas revoluciona a vida pública ao valorizar servidores, dizem tucanos

A política de valorização do servidor público adotada pelo PSDB em Minas Gerais tem servido de modelo para o país e representa um ganho para o funcionamento da máquina. Esta é a avaliação feita pelos deputados Eduardo Azeredo (MG) e Paulo Abi-Ackel (MG), líder da Minoria na Câmara.

Nas gestões de Aécio Neves e do atual governador, Antonio Anastasia, os funcionários estaduais receberam reajuste salarial de 150%, enquanto a inflação não chegou a 70%. Em 2003, Minas gastou R$ 7,5 bilhões com despesas de pessoal. Em 2011, a previsão é que estes gastos com a folha de pagamento dos servidores chegarão a R$ 19 bilhões.

Play
baixe aqui

Para o deputado Eduardo Azeredo, a medida tem refletido positivamente na prestação de serviços e na vida dos cidadãos mineiros. “É uma política com responsabilidade, valorizando aqueles que realmente trabalham mais. Inclusive com o sistema de mérito, o que propicia essa análise mais adequada”, disse.

De acordo com Paulo Abi-Ackel, o reconhecimento da importância do trabalhador tem contribuído muito para o estado. “O que significa algo absolutamente revolucionário. É hábito muito comum nas empresas privadas, mas que nunca funcionou, nunca foi implantado no serviço público. Isso tem sido objeto de muitos estudos sociológicos, inclusive tendo em vista os enormes índices de melhoria no resultado prático do serviço”, justificou.

Anastasia destaca que a ação é necessária para o avanço da região. “Não é possível que haja governo e prestação correta de serviços públicos se não tivermos o servidor dedicado e motivado para tanto. Isso significa um dado muito positivo, que representa a grande prioridade de concedermos reajustes aos funcionários de modo geral, que são fundamentais.” Segundo ele, ao longo dos últimos anos Minas tem ocupado os primeiros lugares do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) graças à promoção dos professores.

(Reportagem: Artur Filho/ Fotos: Paula Sholl/ Áudio: Kim Maia)

Compartilhe:
18 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *