Repasses retidos


Francischini pede fiscalização em obra de refinaria da Petrobras suspeita de superfaturamento

O deputado Fernando Francischini (PR) propõe a retenção de 10% do valor repassado pela Petrobras às empreiteiras responsáveis pela obra da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná. O objetivo é garantir o ressarcimento aos cofres públicos, caso seja confirmado o sobrepreço. O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a paralisação dos trabalhos e a Polícia Federal investiga contratos da empresa. O superfaturamento estimado é de R$ 1,4 bilhão.

Nesta quinta-feira (17), agentes do tribunal acompanharam uma comitiva de deputados da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle durante visita ao canteiro. Desde 2008, auditorias constatam graves irregularidades nas licitações e preços praticados.

Play
baixe aqui

Segundo o tucano, autor do requerimento de fiscalização, é estranho ver sempre as mesmas construtoras ligadas a escândalos em empreendimentos do governo federal. “As empresas envolvidas em casos apontados pelo TCU são as grandes doadoras de campanha para políticos. Isso me preocupa”, disse.

Francischini frisou que é preciso rigor no controle de contratações da Petrobras para evitar que mais verba escoe pelo ralo. “Não podemos deixar que a falta de competência do atual governo, que perde um ministro por mês, continue comprometendo recursos públicos. É o nosso dinheiro que não vai para a saúde, educação e segurança”, concluiu.

O parlamentar apresentará requerimento para que haja acompanhamento no Departamento de Engenharia da Petrobras no Rio de Janeiro, sede da estatal.  Ele quer um levantamento sobre os valores aplicados na Repar.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
17 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *