Desigualdade de gênero


Duarte Nogueira destaca importância de ampliar participação da mulher na política brasileira

O líder tucano na Câmara, Duarte Nogueira (SP), ressaltou a importância de ampliar a participação feminina na política brasileira. No seminário “Projeto de Capacitação para Candidatas – Eleições 2012″, organizado pelo PSDB Mulher, em Brasília, o deputado lembrou que a representação deste gênero ainda é pequena.

“No Brasil, a mulher ganha cada vez mais espaço, ocupa posições de destaque. Mas, na vida política, a representação ainda não é tão intensa. A média salarial dos homens ainda é maior. Há uma discriminação. Quando tivermos uma atuação nesse campo, certamente quebraremos barreiras em benefício das gerações futuras”, avaliou nesta quinta-feira (17).

Político experiente em campanhas eleitorais, Nogueira apontou a necessidade de as candidatas usarem os instrumentos de comunicação, além de desenvolverem ações públicas. “Essa sintonia é muito importante. É indispensável o contato direto com o eleitor. Precisamos mostrar que não queremos poder pelo poder. Defendemos a melhoria de vida das pessoas”, avaliou.

Play
baixe aqui

Na opinião do tucano, o partido deve fazer uma mobilização e estimular a presença das mulheres nas esferas municipais, estaduais e federal. “É importante contar com o apoio da legenda, realizar movimentos dessa natureza, desenvolver temas sobre o direito feminino e as iniciativas que vão ao encontro do bem estar da população”, acrescentou.

Durante palestra no seminário, o parlamentar frisou a presença das mulheres na Câmara. Do total de 513 cadeiras, 45 são ocupadas por elas – o equivalente a menos de 10%. A bancada do PSDB elegeu 53 deputados, sendo que 50 são homens. “A representação é muito pequena em relação à relevância delas para o nosso país, sobretudo no nosso partido.”

O presidente nacional da agremiação, deputado Sérgio Guerra (PE), lançou um desafio no encontro iniciado na quarta-feira. Prometeu empenho do PSDB para eleger mil candidatas em 2012. Ele acrescentou que, “sem as mulheres, os jovens e os trabalhadores, a sigla não será socialdemocrata de futuro”.

Líder do partido na Câmara, Duarte Nogueira está em seu segundo mandato como deputado federal. Ao longo de sua trajetória política, iniciada na década de 90, foi deputado estadual três vezes consecutivas, secretário estadual de Habitação de São Paulo entre os anos de 1995 e 1996 e de Agricultura e Abastecimento entre 2003 e março de 2006.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Victor Soares / Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
17 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *