Indignação


Leréia repudia ideia de cidade goiana abrigar lixo radioativo

O deputado Carlos Alberto Leréia (GO) repudiou, em plenário, a possibilidade do Estado de Goiás, vir a ser indicado para armazenar dejetos e lixo nuclear das usinas Angra 1 e 2. Estudos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) apontam a cidade de Abadia de Goiás como o melhor local para depositar o material.

“Quero reportar o grande estado de indignação em que a população goiana se encontra. Observamos o fato de aquela cidade já ser apenada, uma vez que abriga cerca de 6 mil toneladas  de dejetos contaminados após o acidente com o Césio 137, em 1987, em Goiânia”, disse. 

Para o deputado, é um desrespeito com a cidade e a população sobrecarregar o local com mais lixo atômico, dessa vez, oriundos de Angra, situada no estado do Rio de Janeiro. “Não irei aceitar de forma alguma que Abadia de Goiás seja feita de lixeira atômica ou local de entulho de materiais radioativos. Além disso, esses resíduos podem emitir uma radiação por centenas de anos, e gerar um desastre calamitoso, caso não seja abrigado de forma correta”, ressaltou.

(Da assessoria do deputado/Foto: Agência Câmara)

Compartilhe:
10 novembro, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Indignação”

  1. A sociedade precisa muito mais informação sobre a questão nuclear e do lixo nuclear.
    Por isso criamos o Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear e Riscos Radioativos / International Uranium Film Festival Rio de Janeiro. Convite: http://www.uraniumfilmfestival.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *