Força Aérea


Em sessão solene, líder destaca trabalho da Aeronáutica em defesa do país

O Congresso realizou nesta quarta-feira (9) sessão solene em comemoração aos 70 anos de criação do antigo Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira (FAB). O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), afirmou que os setores realizam um trabalho em defesa dos interesses do país. Segundo ele, a aviação é algo que o fascina.

“A FAB, além de guardar o espaço aéreo, coordenar e controlar nossas rotas aéreas, realiza uma diversificada ação social, pacífica e altruísta, como certamente Santos Dumont almejaria. A missão da Aeronáutica é defender o Brasil, impedindo o uso do espaço aéreo brasileiro e do espaço exterior para a prática de atos hostis ou contrários aos interesses nacionais”, declarou. O líder tucano afirmou que, entre as ações de controle e defesa, a FAB executa interceptações de pequenas aeronaves em voos irregulares, “muitos deles transportando drogas ilícitas”.

Play
baixe aqui

Nogueira lembrou que o ministério foi criado por Getúlio Vargas em 1941, e permaneceu com essa denominação até o governo de Fernando Henrique Cardoso, que o transformou em Comando da Aeronáutica, ligado à Defesa. Conforme explicou, a FAB nasceu junto com a pasta.

O deputado disse que a FAB dispõe do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ligado ao Comando. “O ITA é uma referência mundial em engenharia aeronáutica. A sua excelência contribuiu para que o Brasil possuísse uma das empresas mais fabulosas na aviação e na engenharia do nosso planeta, que é a Embraer, a terceira maior produtora de aeronaves do mundo”, ressaltou.

O líder recordou ainda o voo histórico de Santos Dumont, em 1906, no avião 14-bis. “Sua invenção desencadeou um avanço extraordinário para a humanidade, que ainda no século 20 chegou à lua”, concluiu.

Participaram da homenagem o general de Exército Josélito Carvalho Siqueira, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt de Oliveira, o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, o vice-Almirante Walter Carrara Loureiro e o general de Divisão Araken de Albuquerque. O Hino Nacional foi executado pela Banda Sinfônica da Base Aérea de Brasília.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: David Ribeiro/Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
9 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *