Partido da democracia


PSDB debate ações estratégicas e possibilidades de crescimento para o Brasil

Parlamentares do PSDB participaram nesta segunda-feira (7) do seminário “A nova agenda: desafios e oportunidades para o Brasil”, no Sheraton Rio Hotel & Resort, no Rio de Janeiro. Promovido pelo Instituto Teotônio Vilela, o evento debateu ações estratégicas para o partido e para o país nas áreas de saúde, segurança, infraestrutura, previdência e educação.

Presidente do ITV, o ex-senador Tasso Jereissati discursou na abertura do encontro. “Com o seminário, o ITV quer mostrar para o país que há espaço para a discussão de políticas públicas, tanto no campo da economia quanto no social”, afirmou.

Play
baixe aqui

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), falaram no encerramento. “Temos que acabar com inequidade, distribuir renda. Somos o partido da democracia. Temos todas as possibilidades de nos renovarmos. Saio daqui rejuvenescido porque ouvi propostas novas. Tenho certeza de que é isso que o Brasil precisa. O PSDB não vai esmorecer”, disse FHC.

Na avaliação de Sérgio Guerra, o legado da sigla é o respeito às instituições. “Iniciamos hoje o processo de discussão de uma nova agenda. Esse seminário tem grande valor simbólico para que a legenda reencontre sua trajetória. O que ouvimos aqui é que a nação precisa de gente que fale a verdade sobre as dificuldades e apresente soluções”, completou.

“A reunião jogou luzes sobre a nova pauta de desenvolvimento nacional. Foram mapeadas questões com um alto nível nas intervenções de alguns dos maiores intelectuais, tanto na área econômica quanto na social. O PSDB deu um passo decisivo para o realinhamento programático e preparação de desafios futuros, como as eleições de 2012 e o projeto alternativo ao governo atual”, avaliou Marcus Pestana (MG).

Bruno Araújo (PE) afirmou que o encontro faz parte do processo de construção de um programa. “O partido se prepara para construir um novo rumo a ser apresentado. O seminário de hoje cria um ambiente extremamente positivo, mantém o nível de animação interna e faz com que esse ambiente possa construir algo para 2014 e também para as eleições do ano que vem”, disse.

Rogério Marinho (RN) considera que o seminário marca o início de uma proposta alternativa de poder. “O partido mostra legitimidade no momento em que resgata seu passado, com o legado que deixou na área econômica e social, e aponta para o futuro com muita autoridade”, declarou.

Segundo o deputado Márcio Bittar (AC), os temas abordados serão levados aos estados. “Foi extraordinário. Foram abordados temas profundos com análises de altíssimo nível. Estou me sentindo realizado e orgulhoso de pertencer ao PSDB”, resumiu.

O seminário teve como debatedores das questões sociais Simon Schwartzman, André Medici, Cláudio Beato e Marcelo Caetano; coordenados por Edmar Bacha. A economia foi debatida por Armínio Fraga, Pérsio Arida, Armando Castelar e Gustavo Franco, sob a coordenação de Mônica Baungarten de Bolle.

(Reportagem: Alessandra Galvão com informações da Liderança do PSDB no Senado/ Fotos: Divulgação/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
7 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *