Incentivo ao ensino público


Governo de SP prioriza qualidade da educação ao valorizar profissionais, diz Vaz de Lima

A política de valorização dos profissionais de educação adotada pela gestão tucana em São Paulo é o caminho para aumentar a qualidade do ensino público, afirma o deputado Vaz de Lima (SP). Na próxima semana, 36.285 educadores da rede estadual vão receber aumento salarial de 22,1%. A promoção do vencimento-base é destinada aos docentes, supervisores e diretores de escola que tiveram melhor desempenho na avaliação do Programa de Valorização pelo Mérito, da Secretaria da Educação. O governador Geraldo Alckmin destinará R$ 54,7 milhões para o pagamento, retroativo a julho desde ano.

Segundo o parlamentar, a administração paulista dá um exemplo ao incentivar a categoria. A população é a principal beneficiada. “Os alunos pela boa formação. Ganha a sociedade porque terá gente mais preparada e capacidade. E o profissional que faz da sua atividade, não apenas um sacerdócio, mas também uma questão bem profissionalizada”, destacou.

Play
baixe aqui

O tucano recorda que a Secretaria de Educação oferece condições para os professores da rede pública de ensino se aperfeiçoarem. “Dá aos docentes condições de fazer cursos de qualificação – incluindo mestrado e doutorado – e paga inclusive para ir para fora do país. A ideia é que não haja dentro da sala nenhum professor sem aferição acadêmica adequada”, disse. Vaz de Lima acrescenta que o programa é utilizado em vários lugares do mundo e tem tido bons resultados.

A partir de 2012, a promoção pelo mérito deverá incluir, além da prova, outros mecanismos de desempenho. Os critérios de evolução também estão sendo discutidos em uma comissão paritária, formada por representantes da Secretaria de Educação de São Paulo e de entidades profissionais. A lei complementar nº 1.143/11 ampliou de cinco para oito os níveis de promoção por desenvolvimento e de progressão acadêmica. Entre as mudanças estão a adoção de intervalos de três anos, com aumento de 10,5% sobre o salário para todos os que atingirem determinadas metas de avaliação, a serem estabelecidas.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
4 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *