Medida temerária


Tripoli critica enaltecimento do PCdoB durante posse do novo ministro do Esporte

O deputado Ricardo Tripoli (SP) criticou a forma como foi conduzida a cerimônia de posse do novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que substitui Orlando Silva, alvejado por série de denúncias de irregularidades. Como destaca a imprensa, nem parecia uma solenidade de transmissão de cargo, cuja missão de quem fica é fazer uma devassa em convênios suspeitos de desviar dinheiro público. O PCdoB, partido que comanda há nove anos a pasta, foi enaltecido pela presidente Dilma. Tratado como vítima, Silva ganhou flores, chocolates e um livro. Os indícios de aparelhamento passaram longe do evento, que se transformou em ato de desagravo aos comunistas.

O tucano lamentou a permanência da legenda na pasta, que tem responsabilidade em relação aos convênios firmados com ONGs suspeitas de fraudes. “Nos outros casos de demissão, a pasta não era ocupada pelo mesmo partido para não haver continuidade nos procedimentos. É extremamente temerária essa manutenção”, condenou nesta terça-feira (1º).

Play
baixe aqui

Na avaliação de Tripoli, Dilma endossa as atividades de corrupção com esse tipo de medida. “Tudo isso é fruto do sistema de buscar apoio no Congresso, entregar ministérios inteiros e não se ter uma política de gestão específica para cada uma dessas áreas. Aí cada um assume e faz o que bem entende”, completou.

Em seu discurso, a presidente afirmou que o PCdoB “tem sido um parceiro leal e relevante do projeto nacional de governo e de desenvolvimento”. A declaração foi rebatida pelo deputado: “Pode ter tido parceria com o governo federal, mas não é parceiro da população, que se sente lesada por conta dos desvios que ocorreram nessa pasta”.

→ A solenidade de transmissão de cargo no Ministério do Esporte contou com um fato inédito: coube ao presidente do PCdoB, Renato Rabelo, abrir os discursos e comandar a troca. O discurso dele foi o mais longo e mais inflamado.

(Reportagem: Alessandra Galvão /Foto: Brizza Cavalcante / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *